Inicio Cursos Cronograma Editais Documentos Perguntas Frequentes Assistência Estudantil Contatos Twitter Facebook Site - UFFS Site - SiSU
 
INÍCIO
 
 
CURSOS
 
#CHAPECÓ - SC #LARANJEIRAS DO SUL - PR #PASSO FUNDO - RS
 
CRONOGRAMA
 
PROCEDIMENTO DATA
Período de inscrição no SiSU 11 a 14/01
Resultado da chamada única 18/01
Matrícula dos candidatos selecionados 22, 25 e 26/01
Lista de espera 18 a 29/01
Primeira chamada 18/01
Matrículas 22, 25 e 26/01
Segunda chamada 04/02
Matrículas 11 e 12/02
Terceira chamada 15/02
Matrículas 18 e 19/02
Quarta chamada 22/02
Matrículas 25 e 26/02
Convocação Presencial Ver Edital referente ao Campus
Matrícula 6ª chamada presencial (Erechim) 18/03
Matrículas - 1ª chamada em Lista de Espera 21/03
Matrículas - 2ª chamada em Lista de Espera 28/03
Matrículas - 3ª chamada em Lista de Espera 30/03
O cronograma do processo seletivo do SiSU para 2º/2016 ainda não está disponível.
 
PERGUNTAS FREQUENTES
 

Após realizar o Enem e de posse da nota, o candidato se inscreve para o SiSU no site do Ministério da Educação ( http://sisu.mec.gov.br/ ) escolhendo duas opções de curso e, se for o caso, sua opção de reserva de vagas. O estudante pode alterar suas opções durante todo o período de inscrições. O sistema considera válida a última versão confirmada do formulário. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com sua nota no Enem, dentro das categorias de reserva de vagas ou ampla concorrência, e indica os selecionados.


Atenção: Antes de se inscrever no SiSU é importante ler atentamente o edital a fim de verificar o correto enquadramento na modalidade de inscrição desejada. Caso seja selecionado, o candidato deverá apresentar documentos específicos para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Sem a devida comprovação, o candidato selecionado perderá o direito à vaga. Quem não se enquadra ou não deseja concorrer às vagas reservadas, pode escolher a modalidade de ampla concorrência (AC).

Para 2016, a UFFS oferece 1771 vagas para os campi Chapecó (Santa Catarina), Passo Fundo, Erechim e Cerro Largo (Rio Grande do Sul) e Laranjeiras do Sul e Realeza (Paraná). As vagas são distribuídas em 39 cursos de graduação. O quadro de vagas por campus, curso e modalidade de concorrência pode ser consultado no edital de abertura do processo seletivo e no termo de Adesão.

A UFFS, após a publicação da Lei nº 12.711/2012, do Decreto nº 7.824/2012 e da Portaria Normativa MEC nº 18/2012, estabeleceu critérios de reserva de vagas de acordo com a realidade da educação básica de cada um dos três estados onde há campi da Universidade. As modalidades de concorrência, disponíveis também no edital de seleção da UFFS para 2016/1, são:

AC (Ampla concorrência) – Vagas destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda familiar e raça/cor.

L1 – Vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L2 – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L3 – Vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L4 – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

A1 – Vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nesta modalidade candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Sim. Para concorrer a uma vaga na UFFS no primeiro semestre de 2016, é necessário ter realizado o Enem 2015 e a inscrição no SiSU 2016 primeira edição.

Sim. As notas dos exames anteriores a 2015 não podem ser usadas no SiSU 2016.

Não. As seleções para o primeiro e segundo semestre são processos distintos e independentes. Para concorrer às vagas do SiSU no 2o semestre de 2016, o candidato deve se inscrever novamente, em data a ser definida. Para a 2ª seleção de vagas, também será usada a nota do Enem 2015.

Os candidatos devem selecionar dois cursos no momento da inscrição. Porém, essas informações podem ser alteradas até o fim das inscrições. O sistema vai considerar válida a última alteração realizada e salva pelo estudante na interface de inscrição do SiSU.

Sim. No entanto, caso seja convocado para matrícula na UFFS será necessário optar entre a vaga ocupada atualmente e a nova vaga, em respeito à Lei nº 12.089/2009, a qual proíbe que a mesma pessoa ocupe, simultaneamente, duas vagas em cursos de graduação em instituições públicas. Caso o estudante se encontre nesta condição e opte por matricular-se na UFFS, será necessário desistir da matrícula na outra IES pública. Tal proibição ocorre também para candidatos beneficiários de Bolsa Prouni que estejam matriculados em instituições privadas, conforme Decreto nº 5.493 de 18 de julho de 2005.

Os candidatos que fizeram parte do ensino médio em escola privada e parte em escola pública podem concorrer nas modalidades A1 ou AC. Já os que cursaram todo o ensino médio em escola(s) privada(s), mesmo que na condição de bolsistas, devem se inscrever apenas na modalidade de Ampla Concorrência.

O resultado da chamada do SiSU será publicado nos endereços http://sisu.mec.gov.br/ e www.uffs.edu.br/estudenauffs , em data a ser divulgada pelo MEC/SiSU. Quem não for selecionado na chamada regular ainda pode optar por aderir à lista de espera da UFFS, através do próprio site do SiSU, durante o prazo especificado pelo MEC. Após o período de adesão, a UFFS receberá do MEC a lista de espera e poderá realizar novas chamadas, respeitando a ordem de classificação, as modalidades de concorrência, o número de vagas especificado no Edital e no Termo de Adesão ao SiSU, bem como os critérios de preenchimento de vagas definidos pela UFFS.

Sim. É possível ingressar por meio do Processo Seletivo de Transferência Externa (para estudante com vínculo com outra IES) ou Retorno de Graduado (para quem já possui uma graduação). Este processo ocorre semestralmente nas datas constantes no calendário acadêmico. Mais informações podem ser obtidas no site www.uffs.edu.br opção Aluno/Guia de Procedimentos.

Atenção: Não serão fornecidas informações sobre os resultados por telefone, e-mail, redes sociais, via postal ou qualquer outra forma além daquelas especificadas no edital.

 
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), por meio dos Setores de Assuntos Estudantis (SAE) de cada Campus.

A PROAE e os SAEs desenvolvem ações nas diversas áreas de Assistência Estudantil e vivência universitária, com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão, conforme previsto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Também cuidam dos serviços de alimentação e nutrição disponíveis aos estudantes e atuam em atividades de acolhimento, integração e orientação ao universitário, buscando a prevenção da evasão e a formação integral.

O estudante que ingressa na UFFS e necessita de auxílio financeiro para sua permanência na Universidade deve procurar o Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do seu Campus para realizar o cadastro socioeconômico, que pode ser feito ao longo do ano. O Cadastro visa diagnosticar a situação dos estudantes, gerando o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica – IVS. De acordo com a classificação na análise socioeconômica, os estudantes podem ter acesso aos programas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), como os auxílios socioeconômicos. O Cadastro Socioeconômico tem validade de 02 anos, e é um pré-requisito para inscrição do estudante nos editais dos auxílios.

Bolsa Cultura; Auxílios Socioeconômicos; Auxílio Atividade de Campo; Jogos Universitários; Auxílios para participação em eventos esportivos; Programa Bolsa Permanência; Restaurante Universitário.

O programa Bolsa Cultura, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), tem como objetivo incentivar ações na área cultural, oferecendo auxílio financeiro a estudantes de graduação para viabilizar a participação no processo de criação artístico-cultural, bem como propiciar o envolvimento de docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa em atividades artístico-culturais da UFFS. São desenvolvidas ações na área de música, teatro, cinema, literatura, comunicação, práticas ambientais, folclore regional, entre outros. A seleção de bolsistas é realizada anualmente através de edital específico.

O Auxílio Socioeconômico proporciona auxílio financeiro aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando à igualdade de oportunidades e à melhoria do desempenho acadêmico como forma de prevenir e minimizar as situações de repetência e evasão que, muitas vezes, são decorrentes da situação financeira. Os benefícios socioeconômicos englobam os Auxílios Alimentação I, Alimentação II, Moradia, Transporte I, Transporte II e Material Didático. Pode obter esse auxílio quem estiver classificado no Cadastro Socioeconômico. Os critérios e valores são estabelecidos em Edital, publicados anualmente.

Esse auxílio é regido por portaria da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e executado com recurso do PNAES, transferidos pela PROAE. Tem como objetivo atender estudantes que estão participando em atividades obrigatórias previstas nos Componentes Curriculares (CCRs) e descritas nos planos de ensino, as quais requerem deslocamento para fora do município-sede do campus em que o CCR é ofertado. As atividades ofertadas são visita técnica, viagem de estudo e atividade de campo. O auxílio deve ser solicitado pelo docente responsável pelo CCR que exercerá a atividade com os estudantes.

Os Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (JUFFS) têm por finalidade reunir todos os cursos de graduação da Universidade em torno de competições esportivas, incentivando a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis, promovendo a integração entre os campi da UFFS. Os jogos ocorrem de forma alternada entre os campi, sendo que o período de realização, as modalidades e os requisitos para participação são definidos anualmente.

Trata-se da concessão de auxílio financeiro aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFFS para participação em atividade/eventos esportivos, representando a UFFS, e que requeiram deslocamento para fora do município-sede do campus. Os critérios para concessão desses auxílios e seus valores são definidos através de Portaria publicada anualmente.

O PBP é uma ação do governo federal que concede auxílio financeiro ao estudante matriculado em instituição federal de ensino em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias e que possui renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio. Também podem ter auxílio do PBP os indígenas e quilombolas, independentemente da carga horária dos cursos em que estão matriculados. Os recursos são transferidos diretamente ao estudante, por meio de um cartão benefício. Informações relativas às condições para obter a Bolsa Permanência podem ser obtidas em http://permanencia.mec.gov.br/.

A UFFS conta com cinco Restaurantes Universitários, localizados nos campi Chapecó/SC, Erechim e Cerro Largo/RS, Realeza e Laranjeiras do Sul/PR. No campus Chapecó o RU está em funcionamento desde o segundo semestre de 2014, em Erechim, Cerro Largo e Realeza, desde o segundo semestre letivo de 2015. Em Laranjeiras do Sul, por sua vez, a previsão de início das atividades é para o primeiro semestre de 2016. Serve almoço e jantar de segunda a sexta-feira a estudantes, servidores e visitantes. A utilização dos serviços do RU se dá por meio da aquisição de tickets que deve ser feita previamente no guichê de vendas do RU. Atualmente há dois tipos de tickets, um para estudante, no valor de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) e outro para demais usuários do serviço (com valor normal). A UFFS subsidia parcialmente todos os estudantes regularmente matriculados na Instituição, sendo necessário para isso apresentar a carteira de identificação da categoria “estudante” feita na própria Universidade. Salienta-se que os estudantes de graduação com vulnerabilidade socioeconômica, além do subsídio, podem concorrer ao Auxílio Alimentação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital próprio para seleção.

Mais informações podem ser obtidas na página da PROAE, por meio do link http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=324&Itemid=832&site=dae

Campus Chapecó: e-mail – sae.ch@uffs.edu.br; telefone de contato: (49) 20496488 e (49) 20496489;

Campus Laranjeiras do Sul: e-mail – sae.ls@uffs.edu.br; telefone de contato: (42) 36350003 e (42) 36350004;

Campus Passo Fundo: e-mail – sae.pf@uffs.edu.br; telefone de contato: (54) 33217015.

 
CONTATOS
 
 
Chapecó (49) - 2049-6491 / 6421 - Secretaria Acadêmica
Laranjeiras do Sul (42) - 3635-0040 - Secretaria Acadêmica
Passo Fundo (54) - 3335-8517 - Secretaria Acadêmica
 
 
Fale conosco