“O trabalho de campo é parte essencial do trabalho do geógrafo; a realidade que ajuda a decifrar revela, cada dia com maior clareza, não só sua complexidade intrínseca, mas também aquela decorrente dos processos globais, sejam estes desencadeados pela economia ou pelos processos do sistema Terra."

Lylian Coltrinari

Organizador: Éverton de Moraes Kozenieski

Apresentação

Este livro aborda algo caro à ciência geográfica: o trabalho de campo. Trata-se de uma prática amplamente difundida no fazer dos geógrafos e das geógrafas e uma estratégia de ensino, pesquisa e extensão com tradição e repercussão, cuja característica possibilita produzir conhecimentos com base na aproximação direta do (a) pesquisador (a), estudante e extensionista com o mundo. Esta publicação pretende contribuir com o debate a partir da confluência de, pelo menos, dois objetivos: documentar práticas e oferecer reflexões teóricas.
"Trabalho de Campo: contribuições do curso de Geografia-Licenciatura da UFFS ao ensino e à pesquisa", estruturado em 14 capítulo, visa homenagear os dez anos de criação dos cursos de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).  Portanto, é um modo de demarcar a simbólica passagem dos 10 anos de Geografia na Fronteira Sul. Também é um registro da memória do curso, enfatizando uma dimensão importante do modo de “fazer” Geografia da UFFS. Os textos, escritos por docentes e discentes egressos(as), documentam e rememoram a construção do curso por meio das contribuições das práticas de campo.

Sobre o organizador

Éverton de Moraes Kozenieski

Geógrafo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), mestre e doutor em Geografia pela UFRGS (2010 e 2016). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (Brasil), onde atua nos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). É líder do Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana (GENVI). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos rural (Impactos da modernização da agricultura e suas repercussões no campesinato; a diversidade de formas de viver no campo e a multidimensionalidade da produção do espaço rural; relações campo-cidade), Geografia e cultura (produção do espaço e o vivido, cotidiano, representações sociais e espaciais) e metodologia da pesquisa (pesquisa qualitativa, trabalho de campo como estratégia de pesquisa e ensino).