Processo de Enfermagem: da teoria à prática no cuidado oncológico

Processo de Enfermagem da teoria à prática no cuidado oncológico

Processo de Enfermagem: da teoria à prática no cuidado oncológico

 

“Entrega-se ao leitor um texto de teor científico, com linguagem clara e acessível, e que suscita a constante reflexão sobre o exercício contínuo a ser feito para que enfermeiros qualifiquem o cuidado prestado, que, neste momento, é contextualizado para a oncologia."

                                                                         Vander Monteiro da Conceição
Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO)

  

Organizadoras: Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Edlamar Kátia Adamy e
                           Carla Argenta

 

               

 


Apresentação

Este livro, que é o terceiro volume da Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática, conta com a participação de 28 autores(as). A partir do tema central – cuidado de enfermagem ao paciente oncológico –, organiza-se em seis capítulos, os quais apresentam aspectos históricos e contextuais do cuidado em oncologia, o relato acerca do desenvolvimento e a implantação do histórico de enfermagem no serviço de oncologia do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, os resultados de uma pesquisa sobre a prevalência dos diagnósticos de Enfermagem em pacientes com neoplasias gastrointestinais, a apresentação da Matriz Assistencial com a ligação entre os diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem para o atendimento a pacientes em tratamento oncológico, o relato da informatização do Processo de Enfermagem no HRO e o ensino do Processo de Enfermagem em oncologia. 

Processo de Enfermagem: da teoria à prática no cuidado oncológico pode contribuir com o processo de aprendizado de estudantes e de enfermeiros, além de ser uma leitura essencial para docentes que atuam no ensino teórico, prático e na pesquisa. O conteúdo revela um modelo construído que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico de profissionais de enfermagem que desejam adaptá-lo à sua vida profissional. 


Sobre as organizadoras

Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem de Santa Catarina (COMSISTE). Membro da Comissão do Processo de Enfermagem da Associação Lenoir Vargas Ferreira (COMPEnf). 

Edlamar Kátia Adamy

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à saúde) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora e integrante dos grupos de pesquisa Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento e do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE) e da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE). Foi Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional, gestão 2016-2019.

Carla Argenta 

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora e integrante do Grupo de estudos sobre Tecnologias e Práticas do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GETECS), Processo de Enfermagem e Sistema de Linguagem Padronizadas em Enfermagem.