Processo de Enfermagem: da teoria à prática em cuidados intensivos

"Em termos de busca de melhorias na assistência e com qualidade, as UTI são ambientes singulares; nesse sentido, a obra traz a importância da gestão do acompanhamento e aperfeiçoamento do PE, a qual deve ocorrer de forma sistemática, seja por meio de auditorias ou pelo desenvolvimento do raciocínio clínico."

Dra. Isis Marques Severo
Enfermeira do Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Organizadoras: Carla Argenta, Edlamar Kátia Adamy e Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

Apresentação

“Processo de Enfermagem: da teoria à prática em cuidados intensivos” reúne uma coletânea de textos cujo objetivo é tornar público, a professores, estudantes e profissionais, um produto que compila o esforço coletivo sustentado pela integração ensino e serviço, disponibilizando material com o qual se pretende subsidiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas de educação permanente relativas ao tema Processo de Enfermagem desenvolvido junto ao paciente internado em terapia intensiva.

A obra, que constitui o segundo volume da Coleção “Processo de Enfermagem: da teoria à prática”, aborda a experiência de implantação/implementação do PE no setor da UTI no Hospital Regional do Oeste e, portanto, contextualiza: o PE na assistência à saúde por meio de uma síntese dos aspectos filosóficos, teóricos e metodológicos do PE; alguns aspectos relacionados à UTI; a contextualização do processo de trabalho metodológico para a implantação/implementação do PE; a produção do Histórico de enfermagem e a evolução de enfermagem; a produção da matriz de Diagnósticos de Enfermagem (DE) NANDA-I; a produção da matriz Resultados de Enfermagem (NOC); a produção da matriz de Intervenções de Enfermagem (NIC); a construção final do Instrumento NANDA, NIC, NOC; a aplicação do PE na UTI (estudo de caso); a manutenção da implementação do PE na UTI.

Sobre as organizadoras

Carla Argenta

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (U-FRGS), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Urgência, Emergência e Trauma pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à saúde) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora e integrante do Grupo de estudos sobre Tecnologias e Práticas do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GETECS), Processo de Enfermagem e Sistema de Linguagem Padronizadas em Enfermagem.

Edlamar Kátia Adamy

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (U-FRGS). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à saúde) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora e integrante dos grupos de pesquisa Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento e do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistematização da Assistência de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Tecnologias do cuidado; Formação e Educação em Enfermagem. Foi Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional, gestão 2016-2019.

Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Escola Anna Nery da UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (LABI-TECS). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem de Santa Catarina (COMSISTE). Atua principalmente nos seguintes temas: Processos de Enfer-magem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Processo de Ensino aprendizagem e uso de metodologias inovadoras; Gestão e estágio Curricular Supervisionado.