Invernada dos Negros: história e luta de uma comunidade negra rural

Invernada dos Negros: história e luta de uma comunidade negra rural

 

"Opondo-se radicalmente aos negacionismos e revisionismos que por vezes tentam impor a ideia da ausência do escravismo em terras sulinas, Lidiane Taffarel parte da existência objetiva de uma territorialidade negra que é fruto destas próprias relações para nos conduzir através dos meandros da luta pela manutenção do direito a este espaço e ao modo de vida a partir dele constituído."

Gérson Wasen Fraga (prefaciador)

 

 Autora: Lidiane Taffarel

 

                

 


Apresentação

Esta obra apresenta o estudo realizado na primeira comunidade quilombola reconhecida em Santa Catarina, Invernada dos Negros, que se localiza nos municípios de Campos Novos e Abdon Batista, no Meio Oeste catarinense. Para a municipalidade, as localidades que compõe o território denominam-se Manuel Cândido, Espigão Branco, Arroio Bonito e Corredeira, mas para os moradores é a Invernada dos Negros em que estão presentes laços de parentesco, sociabilidade e religiosidade, descendência de africanos escravizados, além do acesso à terra transmitido através de testamento.
"Invernada dos Negros: história e luta de uma comunidade negra rural" apresenta o protagonismo dos negros e, para tal, descreve o contexto, o cenário em que viviam/vivem. Trata-se de um histórico de invisibilidade da comunidade, sem acesso a condições dignas de sobrevivência, e como os moradores, ao longo dos anos, foram perdendo seu território, desde 1928, quando um advogado e alguns legatários entraram com uma ação de divisão de terras. Através do laudo, de documentários e atas da associação, fica claro como alguns costumes dos antepassados não foram preservados, entretanto, nem por isso os moradores deixaram de ser/se identificar como negros. Ao relatar a falta de políticas públicas e condições a que os negros foram submetidos pós-1888 ou as dificuldades dos moradores da comunidade Invernada dos Negros, a autora busca contextualizar os pontos de partida dessas pessoas que lutaram por seus direitos, resistiram a esse cenário inicial, sem vitimizá-los. 

 

* Trata-se de adaptação da pesquisa "Invernada dos Negros/Campos Novos: Um Movimento Rural Quilombola, 2003-2015", apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFFS – Campus Chapecó (SC) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020 (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS).


Sobre a autora

Lidiane Taffarel

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (2020). Graduada em História pela UFFS (2016). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Especialista em Comunicação e Marketing Político pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Graduada em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2004). Atualmente é Analista de Comunicação e Marketing das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária –  Cresol Central Brasil. Pesquisa movimento quilombola em Santa Catarina, movimentos sociais, escravidão e pós-abolição.