Geografias da "Fronteira Sul" – Construindo e compartilhando experiências

Geografias da "Fronteira Sul" – Construindo e compartilhando experiências

Organizadoras: Juçara Spinelli e Kátia Kellem da Rosa

Apresentação

Este livro foi escrito a partir da proposta conjunta entre docentes que fazem parte do Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP), o qual congrega docentes, discentes e colaboradores dos campi Chapecó-SC e Erechim-RS, além de alguns pesquisadores de outras universidades. Apresenta pesquisas oriundas do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e de relações comunitárias, cuja publicação pretende aprofundar discussões teóricas em Geografia, incluindo a apresentação de problemáticas regionais.

Sobre as organizadoras

Juçara Spinelli

Doutora em Geografia e mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Integra os seguintes projetos de pesquisa: "Policentrismo, rede urbana e desenvolvimento regional no RS: uma análise a partir de aglomerações urbanas selecionadas"; "Dimensões econômicas da produção de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no Rio Grande do Sul"; "Observatório geográfico da Fronteira Sul: construindo e compartilhando experiências para democratização do acesso às informações regionais"; "Dinâmicas imobiliárias intraurbanas e seus reflexos na rede urbana: um estudo comparado em cidades polo regional do norte gaúcho". Também faz parte do projeto de extensão "Diálogos (im)pertinentes: conversando sobre escola, cotidiano e formação".

Kátia Kellem da Rosa

Doutora e mestra em Geologia Marinha (UFRGS). Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado – UFRGS). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS. Coordenadora do grupo de geomorfologia e sedimentologia glacial do Centro Polar e Climático. Membro do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Membro editorial da Revista Pesquisas em Geociências e vice-editora chefe da revista Para Onde (Pós-Graduação em Geografia).