Extensão Universitária na UFFS: trajetórias, alcances e desafios

 

 

     Extensão Universitária na UFFS: trajetórias, alcances e desafios

 

  "... com o objetivo de produzir reflexões e socializar compreensões, o livro Extensão Universitária na UFFS: trajetórias, alcances e desafios é fruto de trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade regional..."

   

     Organizadores:

     Émerson Neves da Silva e Solange Todero Von Onçay


                Icone EPUB   Icone MOBI        

 


Apresentação

A discussão acerca da importância formativa da extensão universitária intensificou-se, nos últimos dez anos, na academia e no Conselho Nacional de Educação (CNE), culminando com a Resolução Nº 7, de 18/12/ 2018/CNE, que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e a curricularização da extensão.

Impulsionado por essa movimentação, com o objetivo de produzir reflexões e socializar compreensões, o livro Extensão Universitária na UFFS: trajetórias, alcances e desafios é fruto de trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos administrativos e comunidade regional, desenvolvido ao longo do I Seminário Integrador de Extensão da UFFS, realizado em 2016.

O foco central é a sistematização de experiências de projetos e programas desenvolvidos na UFFS, advindos das ações extensionistas, considerando a relação indissociável com o ensino e a pesquisa, num revigor mútuo, contribuindo e gerando reflexões para a discussão vindoura da curricularização na UFFS.

Assim, a essência da obra não pode ser apreendida fora deste movimento que implica a relação práxica, desde a concepção de extensão produzida e defendida pela UFFS, uma instituição pública e democrática que nasceu no seio das lutas sociais e se substancia das relações comunitárias e extensionistas. 


Sobre os organizadores

Émerson Neves da Silva

Doutor em História/UNISINOS. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFFS). Membro permanente do Programa Permanente Mestrado Profissional em Educação (PPGPE/UFFS). Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS).

Solange Todero Von Onçay

Doutora em Antropologia Social pela Universid Nacional da Misiones (UNAM/AR). Mestre em Educação/UPF. Membro do Grupo Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS).