Do "Era uma vez..." ao "Viveram felizes para sempre...!": (re)visitando a Literatura

 

Do "Era uma vez..." ao "Viveram felizes para sempre...": (re)visitando a Literatura

 

Do "Era uma vez..." ao "Viveram felizes para sempre...!": (re)visitando a Literatura

 

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

 (Eduardo Galeano)

 Organizadoras: Andréia Inês Hanel Cerezoli, Carla Roberta Sasset Zanette e Roselaine de Lima Cordeiro

 

 

               

 


Apresentação

Esta obra, que nasceu de uma proposta didática no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, na disciplina de Produção Textual Acadêmica, ministrada na modalidade remota, em decorrência da pandemia da COVID-19, se constitui de duas partes. Em "Espelho, espelho meu! Que reflexões teóricas tragou eu?", estão reunidos textos teóricos que problematizam desde a apresentação de obras literárias até a formação teórica e política da formação de mediadores de leitura. Na segunda parte, "Que olhos grandes você tem! Exercícios de leitura literária", são os discentes, como leitores e autores, que protagonizam o livro. Cada um deles apresenta exercícios de leitura, a partir de obras da literatura infantojuvenil. Uma (re)visita a obras amplamente conhecidas e lidas e outras tornadas importantes pela experiência da leitura nesse encontro entre texto e leitor.
"Do 'Era uma vez...' ao 'Viveram felizes para sempre...!': (re)visitando a Literatura" é um convite ao leitor para que, ao percorrer suas páginas, (re)descubra a magia da literatura infantojuvenil e acompanhe algumas reflexões sobre a leitura. Fica a certeza das organizadoras de que a obra, sozinha, não forma leitores, mas a reunião de todos os autores, apaixonados por literatura, é um passo na direção do “Felizes para sempre!”, utopia de Eduardo Galeano.

* Livro produzido com apoio da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Antonio Marcos Myskiw


Sobre as organizadoras

Andréia Inês Hanel Cerezoli

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2020). Mestra em Letras – Estudos Linguísticos pela Universidade de Passo Fundo (2010). Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2006). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Carla Roberta Sasset Zanette

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestra em Educação (UCS). Graduada em Letras (UCS). Especialista em Língua Portuguesa. Professora da Rede Municipal de Educação de Caxias do Sul.

Roselaine de Lima Cordeiro

Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Secretária Executiva da UFFS – Campus Erechim/RS.