Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial
Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial
"No sé por qué tanto se preocupan ustedes ahora por eso que llaman acceso a la universidad. Desde hace años que estamos en la universidad, pero ustedes no nos ven. Ese no es el asunto. El problema es que entramos indios y salimos blancos. Esa es la cuestión que debe ahora atender la universidad”.
Florencio Alarcón, Líder Quechua de Raqaypampa, Cochabamba, Bolivia
Autora: Elisabete Cristina Hammes
Apresentação
Nesta obra, que surgiu a partir da vivência da autora com a cultura do povo Kaingang, busca-se desvelar, pelo viés da decolonialidade, a exclusão dos povos nativos dos espaços de produção do saber. No momento em que os povos indígenas começam a acessar os espaços formativos universitários, questões como epistemologia, racismo epistêmico, epistemicídios, colonialidade do ser, saber e poder apontam para um repensar do modelo científico hegemônico, das demandas específicas destas populações, da recuperação e visibilidade de seus saberes e formas específicas de pensar e se relacionar com o outro e com a natureza.
“Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial”, que se constitui de dez capítulos, tem como público de interesse os profissionais que atuam nos espaços formativos, de forma a trazer elementos para construir lógicas educativas voltadas ao contexto dos povos indígenas, suas cosmologias, suas estratégias de transmissão e produção de conhecimentos.
* Trata-se de adaptação da pesquisa "Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial", apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS – Campus Erechim (RS) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020 (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS).
Sobre a autora:
Elisabete Cristina Hammes
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1999. Graduada em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em 2021. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade Castelo Branco, em 2005, e em Saúde Coletiva: Ênfase em Saúde Mental, pela Escola de Saúde Pública (RS), em 2010. Mestra em Ciências Humanas pela UFFS. Servidora pública na UFFS, com atuação na Secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado e como chefe da Secretaria Geral de Cursos.