A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022)

A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022)

A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022)

 

“Temos orgulho de trazer ao público uma obra tão distinta pelas áreas que a compõe, mas, ao mesmo tempo, tão unificada pela crença na educação como a ferramenta mais libertadora do ser humano."

(Organizadores)

  

Organizadores: Adriana Maria Andreis, Demétrio Alves Paz e Oto João Petry

 

    

 


Apresentação

Esta obra, constituída de 11 capítulos, apresenta a experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Fronteira Sul, aprovado no Edital 1/CAPES/2020. O programa conta com oito subprojetos: quatro de áreas prioritárias – Alfabetização; Biologia, Física e Química; Língua Portuguesa; Matemática – e quatro de áreas gerais – Língua Espanhola; Licenciatura em Educação do Campo; Geografia; História, Sociologia e Filosofia. Foram 18 núcleos, vinculados aos cursos de licenciatura de cinco campi da UFFS:  Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul;  Chapecó, em Santa Catarina; Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná. No total, o PRP da UFFS teve, inicialmente, 336 residentes bolsistas e 80 alunos voluntários, 42 preceptores da Educação Básica, 14 professores orientadores bolsistas, 11 professores voluntários e um coordenador institucional.
A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022) parte das diferentes e exitosas vivências de cada núcleo e, em cada um dos capítulos, compartilha análises, teorias, saberes, práticas e, acima de tudo, a crença de que a educação é a força motriz de uma sociedade democrática, cidadã e inclusiva. Cada subprojeto, com seus coordenadores, preceptores, bolsistas e voluntários, teve de se reinventar em meio ao caos desencadeado pela pandemia de Covid-19. O ensino remoto, que tinha tudo para separar, uniu todos em torno de um ideal maior: uma educação pública, gratuita e de qualidade. 


Sobre os organizadores 

Adriana Maria Andreis

Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI. Graduada em Geografia pela URI, Santo Ângelo/RS. Especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia e PPGE/Mestrado em Educação.

Demétrio Alves Paz

Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e licenciado em Letras  Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado 3 de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo (RS), com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura afro-brasileira, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa Trânsitos Literários. 

Oto João Petry

Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Fundamentos Educacionais e graduado em Pedagogia e em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior (Fundeste), Chapecó/SC. É sócio da Associaç ão Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Integra a Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educacional (ReLePe). Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. Professor no curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS.