Veículos de Comunicação

A Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é responsável pela comunicação institucional, compreendendo ações com o público interno e externo. Seu principal objetivo é divulgar a Instituição, sempre pensando nas relações com os diferentes públicos, reforçando a imagem positiva da UFFS.

Atualmente, trabalhamos divulgando a UFFS através dos seguintes veículos de comunicação:

Site da UFFS

O site da Universidade Federal da Fronteira Sul é um meio de comunicação direcionado à comunidade universitária e é o principal veículo de comunicação. São divulgadas notícias institucionais, atividades e eventos abertos ao público, pesquisas desenvolvidas no âmbito da Instituição, além de informações culturais. As notícias são atualizadas diariamente e podem remeter a outros links que complementam os dados divulgados. A Diretoria de Comunicação Social também é responsável pela inserção de notícias nos espaços dos campi da UFFS, caso seja necessário. Cada Assessoria de Comunicação (ASCOM) gerencia o espaço do seu campus específico.

A UFFS possui uma página oficial no Facebook (www.facebook.com/uffsonline) direcionada aos públicos interno e externo da Universidade, com foco na divulgação de eventos, atividades da Instituição, oportunidades e assuntos de interesse geral, sem periodicidade fixa.

Além do Facebook geral, alguns campi da UFFS também mantém páginas da rede:

Campus Cerro Largo: facebook.com/uffscerrolargo

Campus Chapecó: facebook.com/uffschapecó

Campus Laranjeiras do Sul: facebook.com/uffslaranjeirasdosul

Campus Passo Fundo: facebook.com/uffspassofundo

A UFFS possui uma página oficial no Instagram (www.instagram.com/escolhiseruffs) direcionada aos públicos interno e externo da Universidade, com foco na divulgação institucional e assuntos de interesse geral, sem periodicidade fixa.

Informativo Semanal

Importante meio de comunicação interna, o Informativo Semanal eletrônico é enviado semanalmente, via e-mail, para informar servidores, docentes e técnicos-administrativos da Reitoria e dos campi da UFFS. Além de informações relacionadas à rotina da Universidade e informes administrativos, o Informativo reúne notícias sobre oportunidades para os servidores, agenda local de eventos e serviços. Cada Pró-Reitoria, Diretoria, Assessoria e Diretoria de Campus poderá inserir informações de interesse institucional neste veículo. Cabe às ASCOM a edição e definição das notícias e informações que terão destaque. Atualmente, os campi Cerro Largo, Realeza, Erechim e Laranjeiras do Sul mantém esse veículo de comunicação.

Boletim Informativo

Importante meio de comunicação externa, o Boletim Informativo eletrônico é enviado semanalmente, via e-mail, para informar públicos específicos que, de alguma forma, se relacionam com a Universidade, como escolas, gerências das redes de educação, cooperativas, agentes políticos, prefeituras, etc. O boletim reúne as principais notícias veiculadas no site da UFFS na semana anterior. Cada Pró-Reitoria, Diretoria, Assessoria e Diretoria de Campus poderá inserir informações de interesse institucional neste veículo. Cabe à Diretoria de Comunicação Social a edição e definição das notícias e informações que terão destaque.

Chamadas curtas direcionadas aos públicos interno e externo da Universidade, com foco na divulgação de eventos, atividades da Instituição, oportunidades e assuntos de interesse geral, sem periodicidade fixa. A UFFS possui uma página oficial nesta rede www.twitter.com/@UFFSonline.

Guia de Fontes

O Guia de Fontes da UFFS é um instrumento de divulgação científica e de democratização da informação, que contribui para o relacionamento da Universidade com a sociedade e para a formação da opinião pública.

Facilitar esta divulgação é dever de uma universidade ética e transparente e socializar os conhecimentos é dever do cientista comprometido com a cidadania. Ao disponibilizar uma relação de servidores da UFFS, suas áreas de expertise, o Guia tem como principal objetivo atender a demanda dos jornalistas que entram em contato frequentemente com a Universidade para que eles tenham uma resposta cada vez mais eficiente e rápida. Espera-se que este trabalho leve a um crescimento da divulgação da Instituição e dos projetos nela realizados.

Revista Semear

Semear – Revista de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura executado pela Diretoria de Comunicação Social em conjunto com as assessorias de comunicação dos campi da UFFS.

A Revista Semear tem periodicidade anual, objetivando, sobretudo, visibilizar a riqueza de ações de Extensão e Cultura produzida pela comunidade universitária.