Vice-reitor da UFFS é escolhido para receber o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020
Prêmio será concedido pelos seus serviços prestados à proteção ambiental em nível mundial

Publicado em: 05 de julho de 2019 09h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2019 13h07min

Por aprovação unânime na Assembleia Geral do BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera), a maior organização ambiental da Alemanha, escolheu o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, para receber o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020, sendo o primeiro brasileiro a receber essa premiação.

A escolha do vice-reitor foi, segundo a Associação, pelos seus serviços prestados à proteção ambiental em nível mundial, por uma agricultura livre de transgênicos, pelo seu engajamento social pelos direitos dos pequenos agricultores, indígenas e sem-terra e por uma pesquisa científica independente, que merecem o nível mais elevado de respeito e devem ser reconhecidos através da mais alta condecoração.

Segundo Andrioli, o prêmio concedido é em favor da luta travada há muito tempo, em especial, na Alemanha, com o livro, que ficou famoso lá, chamado “Transgênicos, as sementes do mal: a silenciosa contaminação dos solos e alimentos”. O livro foi importante instrumento para que os agricultores pudessem entender o que significava o milho transgênico, na época em que ele ainda estava em discussão e, logo em seguida, acabou sendo proibido pelo governo Angela Merkel. “Foi essa a base teórica que eu tive a oportunidade de desenvolver na Alemanha, a partir do meu doutorado, e que depois foi popularizada através do livro, que ficou entre os dez mais vendidos sobre esse tema”, explicou.

Além disso, o prêmio também destaca a luta por uma pesquisa científica independente. “Muitas vezes as pesquisas são realizadas, mesmo em institutos públicos, mas com financiamento privado, que condiciona, em boa parte, a pesquisa e a divulgação de seus resultados. Lutamos por uma ciência cidadã, através da qual as pessoas possam participar ativamente da construção do conhecimento e isso se materializa na construção da nossa UFFS, com seus seis campi, cursos com ênfases em agroecologia, energias renováveis, economia solidária, saúde coletiva, soberania alimentar e nutricional, enfim todas as causas que abraçamos com essa Universidade”, afirmou.

Para o vice-reitor, é motivo de felicidade ter sido contemplado pela assembleia dos delegados, que junto com a premiação o coloca na condição de membro de honra, como os demais que já receberam essa premiação desde 2008. “É o reconhecimento de um trabalho de mais de 15 anos, sendo que a cada ano, a cada dois anos, no máximo, tenho ido para a Alemanha e trabalhado muito lá, em especial, com os consumidores, mas também com os agricultores, que lá não querem agrotóxicos e não querem transgênicos na sua comida. Então essa é a grande causa que leva esse prêmio, é a causa que defendemos e fico feliz de ser mais um nesse mundo que luta dentro da academia, dentro da Universidade para que o conhecimento científico possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

BUND

O BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera) é, com cerca de 235.000 associados, a maior associação estadual do BUND – Friends of the Earth Germany e, seguindo a deliberação da sua Assembleia de Delegados, concede anualmente a sua mais alta condecoração, o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental, com a condição de Membro de Honra a meritórias personalidades.

A premiação em 2020 acontecerá em Munique, na Alemanha. Para ver a galeria dos outros premiados, acesse: https://www.bund-naturschutz.de/bund-naturschutz/naturschutzpreis.html