Vestibular Unificado 2020: UFFS oferta 30% das vagas em nove categorias de ingresso
Demais vagas, 70%, permanecem sendo ofertadas através do SiSU

Publicado em: 24 de setembro de 2019 09h09min / Atualizado em: 24 de setembro de 2019 17h09min

A UFFS realiza, pela primeira vez, um vestibular unificado para ingresso nos cursos de Graduação da Instituição. Em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o processo é para ingresso em 2020.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de outubro de 2019. Elas são realizadas pela internet, no site do Vestibular Unificado 2020, exclusivamente. As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Confira a íntegra do edital do Vestibular

Ao todo, as duas instituições (UFSC e UFFS) ofertam 5.174 vagas em 145 opções de cursos. O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de Graduação da UFSC. A UFFS, em específico, destina 30% das vagas para essa modalidade de seleção. São 661 vagas, para ingresso em 45 cursos de Graduação com início no primeiro e no segundo semestre de 2020.

A UFFS também aplica, proporcionalmente, o sistema de cotas já instituído na Universidade. Segundo o coordenador local do Vestibular Unificado e diretor de Registro Acadêmico, Maiquel Tesser, a política de reserva de vagas da UFFS foi aplicada de forma que seja garantida, no mínimo, uma vaga em cada categoria de ingresso.

Para ingresso através do Vestibular Unificado, as duas universidades ofertam vagas em ações afirmativas destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma das categorias.

São nove as categorias de ingresso nos cursos da UFFS:

L1: vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L2: vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L5: vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L6: vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L9: vagas reservadas a candidatos com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L10: vagas reservadas a candidatos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em Escolas Públicas.

L13: vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

L14: vagas reservadas a candidatos com deficiência, autodeclarados pretos pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

AC (ampla concorrência): vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda familiar e raça/cor ou deficiência.

Os requisitos e a documentação necessários para concorrer em cada umas das categorias da UFFS podem ser consultados na Portaria Nº 1005/GR/UFFS/2019.

Confira o quadro de distribuição das vagas por categorias e por curso da UFFS.

Cursos e vagas da UFFS:

Cursos com início no primeiro semestre letivo de 2020

Campus Chapecó

Administração/Bacharelado/Matutino – 16 vagas

Ciência da Computação/Bacharelado/Vespertino – 16 vagas

Ciências Sociais/Licenciatura/Noturno – 16 vagas

Enfermagem/Bacharelado/Integral– 13 vagas

Filosofia/Licenciatura/Noturno – 16 vagas

História/Licenciatura/Noturno – 16 vagas

Geografia/Licenciatura/Noturno – 16 vagas

Letras: Português e Espanhol – 16 vagas

Matemática/Licenciatura/ Noturno – 16 vagas