Vestibular Unificado 2020: divulgados os gabaritos preliminares e os cadernos de provas
Arquivos podem ser baixados no site da Coperve

Publicado em: 10 de dezembro de 2019 15h12min / Atualizado em: 10 de dezembro de 2019 16h12min

Finalizou, na última segunda-feira, dia 9, o primeiro vestibular realizado pela UFFS. Numa parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o vestibular unificado aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de dezembro em cidades localizadas nos três estados do Sul do Brasil.

Ainda no começo da noite de ontem a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou os cadernos de prova e os gabaritos preliminares das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas. O prazo para o candidato interpor o recurso à Comissão encerra às 18h desta terça-feira, dia 10 de dezembro.

Se houver alteração do gabarito preliminar ou anulação de questões em decorrência dos recursos, o resultado final será processado de acordo com o gabarito definitivo. Os pontos de questões eventualmente anuladas serão contabilizados em favor de todos os candidatos.

Após o processamento das provas objetivas e a avaliação da redação e das questões discursivas, a Coperve disponibilizará aos candidatos o Boletim de Desempenho Individual Preliminar contendo a pontuação obtida em cada disciplina das provas objetivas, bem como as notas obtidas na redação e nas questões discursivas e cópia (vistas) dos cartões-resposta da prova objetiva, da redação e das respostas das questões discursivas.

Redação
Neste ano, o tema da redação do concurso foi “A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil’. Para o desenvolvimento do tema da redação, o candidato poderia escolher entre três propostas: dissertação, conto e “textão” para internet. Em entrevista ao site da UFSC, Maria José Baldessar, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), comentou que “as propostas refletem a atenção da universidade à temática de relevância social e ao modo como a escrita circula em diferentes esferas sociais, incluindo a escola”.

Abstenção
De acordo com o site da Coperve, durante os três dias de prova, os índices de abstenções foram de 17.71%, no primeiro dia, 19.12%, no segundo e 20.09%, no terceiro.

O curso mais procurado da UFFS foi o de Medicina, ofertado no Campus Passo Fundo, que registrou 1.018 inscritos para 22 vagas.