Vestibular 2020 UFSC/UFFS: orientações gerais aos candidatos
Provas serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9. Candidatos devem ficar atentos às regras para a realização das provas

Publicado em: 06 de dezembro de 2019 11h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2019 11h12min

O Vestibular Unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) será realizado entre os dias 7 e 9 de dezembro (sábado a segunda-feira) nos três estados da região Sul do país. As provas irão ocorrer das 14h às 18h; porém, os portões de acesso estarão abertos somente das 13h às 13h45. Ao entrar no setor de aplicação das provas, o vestibulando deve se dirigir imediatamente à sala em que está alocado. O candidato que chegar após as 13h45 não poderá entrar, independentemente dos motivos alegados.

Para ter acesso à sala, são necessárias a apresentação do documento de identidade informado no requerimento de inscrição e a confirmação de inscrição definitiva. Aquele que não possuir o documento original da identidade – por motivo de perda, roubo ou extravio – deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há, no máximo, 90 dias. Neste caso, o candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio. A identificação especial também será exigida quando o documento apresentar dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador, ou outras situações que não permitam a identificação do candidato.

Confira o Edital do Vestibular Unificado

O tempo máximo de duração das provas do Vestibular é de quatro horas, e o candidato só poderá se retirar definitivamente da sala a partir das 16h30min. Não poderão permanecer no local das provas menos de três candidatos por sala. Os três últimos deverão assinar a ata, na qual constará o horário da saída deles.

Respostas das questões objetivas e discursivas

Os dois primeiros dias de prova serão destinados a provas de questões objetivas, do tipo aberta ou com proposições múltiplas (somatório). As questões abertas terão como resposta um número inteiro, compreendido entre 00 e 99, incluindo esses valores. Já as questões de proposições múltiplas conterão no máximo sete proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma estará correta com relação ao enunciado da questão.

A resposta certa será a soma dos números correspondentes às proposições corretas, a qual resultará em um número inteiro, compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores. Caso haja apenas uma proposição correta, a resposta certa será o número correspondente a essa proposição. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) ressalta que, caso o somatório ou resposta esteja entre 00 e 09, o zero à esquerda deve ser preenchido no cartão-resposta.

Para transcrever as respostas para o cartão-resposta e para as folhas oficiais de redação e de resposta das questões discursivas, o vestibulando deverá utilizar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul. Na resolução das provas (rascunho), o candidato poderá usar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira fabricada em material transparente. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por qualquer dano causado pelo candidato.

O cartão-resposta deverá ser preenchido dentro do tempo de duração da prova e será o único documento válido para efeito de computação da pontuação do candidato nas questões de proposições múltiplas e/ou abertas. O seu preenchimento será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções especificadas no caderno de provas e no próprio cartão-resposta.

O que pode levar e o que não pode

Os candidatos podem levar uma garrafa de água, de material transparente, assim como algum lanche, se acharem necessário. Nesse caso, prefira embalagens que não façam muito barulho nem emitam cheiros fortes, ou alimentos de fácil manuseio e ingestão. Durante a realização das provas, os concorrentes também não podem se comunicar entre si, nem com qualquer pessoa externa da sala.

Não são permitidos nem o uso e nem o porte de aparelhos como: telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, calculadora, tablet, pen drive, reprodutores de música ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais. Os candidatos também não poderão usar acessórios na cabeça, como chapéu, boné, gorro, turbante e similares, e nem óculos escuros. Materiais didáticos de qualquer natureza também são vedados na hora da realização das provas.

A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova os objetos descritos ou seus similares, mas, caso leve, devem ficar dentro de sacos plásticos identificados e deixados debaixo da carteira, antes do início da prova. Objetos eletrônicos (de qualquer tipo) deverão permanecer desligados.

Motivos para a exclusão do concurso

É importante conhecer bem as regras do concurso e evitar qualquer constrangimento em decorrência do descumprimento de algum dos itens dispostos no edital. Na realização das provas, o candidato não poderá fazer empréstimos de qualquer natureza ou usar outros meios ilícitos. Também não pode haver nenhum tipo de ajuda para resolução da prova, ou seja, tanto quem fornecer quanto quem receber auxílio poderá ser excluído. Quem for flagrado utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova ou for responsável por falsa identificação pessoal também terá sua participação no concurso cancelada.

Também não é permitido perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. O candidato não poderá afastar-se da sala, durante a realização da prova, sem o acompanhamento de fiscal, nem retirar-se definitivamente do sala/grupo de realização das provas antes das 16h30min. Quando terminar a resolução da prova, o candidato deverá entregar ao fiscal do grupo/sala todo o material da prova – cartão-resposta, o caderno de prova, a folha oficial de redação e as folhas oficiais de resposta das questões discursivas –, caso contrário também sofrerá a expulsão do vestibular.

O candidato que recusar-se a participar dos procedimentos de revista com detectores de metais (citados no item 11.1) também será excluído. Mesmo depois da realização das provas (em caso de aprovação e realização da matrícula), o estudante ainda estará sujeito a eliminação. Isso ocorrerá caso seja comprovado que o candidato usou documentos e/ou informações falsas ou outros meios ilícitos para realizar o Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020.