Vestibular 2020: saiba o que você pode e não pode levar nos dias de prova
Candidatos devem atentar para as regras e horários de chegada nos locais das provas

Publicado em: 02 de dezembro de 2019 08h12min / Atualizado em: 02 de dezembro de 2019 11h12min

O Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020 ocorre nos próximos dias 7, 8 e 9 de dezembro, de sábado a segunda-feira, em 19 cidades de Santa Catarina, duas cidades paranaenses e três do Rio Grande do Sul. Para evitar surpresas desagradáveis, é muito importante que o candidato conheça as regras dispostas no Edital, que pode ser acessado aqui. Como disposto no item 2.18: “a inscrição do candidato implicará ciência e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento”. Mas, para refrescar a memória, vamos conferir novamente o que o candidato pode e não pode levar para a realização das provas.

Pode levar

Os candidatos devem levar o documento de identidade original, informado no Requerimento de Inscrição. Também devem estar portando a Confirmação de Inscrição Definitiva, impressa. Para a realização das provas, é necessário levar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul. O ideal é levar mais de uma, para garantir. Lápis e borracha (desde que sem capas plásticas ou similares) podem ser usados para o desenvolvimento das questões, mas o gabarito deve, obrigatoriamente, ser preenchido a caneta (assim como as folhas oficiais de redação e de resposta das questões discursivas).

Os candidatos podem levar uma garrafa de água, de material transparente, assim como algum lanche, se acharem necessário. Nesse caso, prefira embalagens que não façam muito barulho nem emitam cheiros fortes ou alimentos de fácil manuseio e ingestão.

Não pode levar

“Professor, a prova é com consulta?”, “pode fazer a prova de lápis?” e “a prova é em dupla?” são perguntas que, na grande maioria das vezes, durante nossa vida escolar, eram respondidas de maneira simples e direta pelo professor com um “não”. No Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020 será a mesma coisa: nada de consulta, nem de gabarito preenchido a lápis e muito menos material didático para dar aquela consultada. Durante a realização das provas, os concorrentes não podem se comunicar entre si, nem com qualquer pessoa externa da sala.

Portanto, não são permitidos nem o uso e nem o porte de aparelhos como: telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, calculadora, tablet, pen drive, reprodutores de música ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais. Os candidatos também não poderão usar acessórios na cabeça, como chapéu, boné, gorro, turbante e similares e nem óculos escuros. Materiais didáticos de qualquer natureza também são vedados na hora da realização das provas. Armas também não são permitidas.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) recomenda que o candidato evite levar para o local de prova os objetos descritos ou seus similares, mas, caso leve, devem ficar dentro de sacos plásticos identificados e deixados debaixo da carteira, antes do início da prova. Objetos eletrônicos (de qualquer tipo) deverão permanecer desligados.

Horários

E vale lembrar outra vez: o primeiro passo para realizar a prova com tranquilidade é chegar no horário. O candidato que chegar ao setor de realização da prova após às 13h45min não poderá entrar, independentemente dos motivos alegados. Portanto, chegue cedo e certifique-se de que está mesmo no lugar certo. O acesso aos locais de prova é permitido das 13h às 13h45min. Boa prova!