UFFS tem novos pesquisadores como bolsistas de produtividade do CNPq
UFFS já tem sete bolsistas de produtividade

Publicado em: 28 de abril de 2021 11h04min / Atualizado em: 28 de abril de 2021 15h04min

A UFFS tem novos pesquisadores como bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovados na Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ. Essa bolsa é destinada aos pesquisadores que se destacam, visando a valorização da produção científica.

Os novos pesquisadores são os professores Adriana Richt, Fernando Henrique Borba e Eduardo Pavan Korf. Agora, a UFFS passa a ter sete bolsistas PQs que são os professores: Adriana Richt (Campus Erechim), Claiton Marcio da Silva (Campus Chapecó), Helen Treichel (Campus Erechim), Leandro Galon (Campus Erechim), Tiago Vecchi Ricci (Campus Cerro Largo), Fernando Henrique Borba (Campus Cerro Largo) e Eduardo Pavan Korf (Campus Erechim).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Luiz Giacobbo, é de extrema importância a UFFS contar com esses pesquisadores, tanto para captar recursos nos órgãos de fomento, através de projetos de pesquisas, como para a participação em programas de pós-graduação. “Além disso, a concessão dessas bolsas demonstra que estamos desenvolvendo reconhecidas pesquisas de qualidade e com alto potencial para a produção científica”, afirmou.

Além disso, Giacobbo explica que também facilita a participação de grupos em inúmeros editais, com maior chance de aprovação, quando da presença de bolsista de produtividade em pesquisa. Para a UFFS, ainda, a quantidade de bolsistas de produtividade é um dos indicadores também utilizados por agências de fomento e demonstra o quão impactante são as pesquisas. Dessa forma, por meio da PROPEPG, procuramos incentivar que cada vez mais pesquisadores possam submeter projetos e serem contemplados. Convém salientar também que outros projetos de diversas áreas do conhecimento foram reconhecidos pelo CNPq como qualificados e potenciais, embora não tenham sido contemplados com bolsa devido à restrição orçamentária”, explicou.

Para o pró-reitor, a bolsa produtividade é, para todo docente que se dedica desenvolvendo pesquisas, como um troféu na pesquisa, pois, além de fazer parte do que o CNPq considera 'seleto grupo' de pesquisadores, abrem-se portas para concorrer ou coordenar projetos em diversos editais, bem como ter esse auxílio financeiro a mais, para uso nas suas pesquisas.