UFFS prepara estrutura especial para realização de cerimônias de colação de grau remotas
A primeira cerimônia remota ocorreu no dia 27 de julho, com formanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Publicado em: 05 de agosto de 2020 15h08min / Atualizado em: 06 de agosto de 2020 08h08min

A pandemia de Covid-19 em curso está provocando algumas mudanças no cotidiano administrativo e acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul. Uma delas é a forma de realização das cerimônias de coleção de grau dos estudantes. Por motivos de segurança, as solenidades estão ocorrendo de forma remota. A primeira delas, nesses moldes, ocorreu no dia 27 de julho com a formatura de Juliana Ribeiro França, do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Erechim.

Pelo menos mais duas formaturas de forma remota estão marcadas, ambas para estudantes do Campus Realeza. A primeira delas no dia 11 de agosto, às 14h, destinada a cinco formandos do Curso de Medicina Veterinária e um do Curso de Nutrição. Para o dia 28 de agosto, às 14h, está prevista a cerimônia de colação remota para 25 formandos do Curso de Medicina Veterinária e para um estudante do Curso de Ciências Biológicas.

As cerimônias de colação de grau remotas foram regulamentas pela Portaria nº 865/GR/UFFS/2020, elaborada em atendimento às demandas apresentadas pelos campi da UFFS que possuíam estudantes com pendência da colação de grau. A partir disso, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) solicitou algumas providências a setores da Instituição para viabilizar a atividade. Para a Diretoria de Sistemas (DS) foi solicitado o desenvolvimento de uma forma de realizar estas cerimônias remotas, garantindo a mesma validade que as cerimônias presenciais. Com essa finalidade, foi desenvolvida uma nova função no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), a qual permite a assinatura digital dos participantes da cerimônia.

Outro setor demandado foi o de Videoconferência da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) para criação de salas institucionais no sistema Webex, para cada campus. Essas salas foram preparadas para gravar automaticamente a cerimônia e possibilitar a transmissão via Facebook. À Diretoria de Comunicação Social coube a obtenção da autorização para transmissão, conforme interesse de cada campus, das cerimônias de colação de grau pelo Facebook na página da UFFS ao Vivo. Outra providência importante foi o envio, aos campi da UFFS, de tutorial organizado pela Divisão de Gerenciamento de Diplomas (DGD).

Conforme a chefe da DGD, Sidiana Ruaro da Silva, as duas formas de realização de cerimônia, presencial e remota, seguem o que está disposto na Resolução nº 2/CONSUNI CGAE/UFFS/2016, que trata das normas protocolares para a solenidade de colação de grau dos cursos de graduação da UFFS. “Assim, como acontece nas cerimônias presenciais, a outorga de grau na cerimônia remota deverá observar o cumprimento de rito oficial previsto na legislação, por meio do qual o estudante formando deverá participar, obrigatoriamente, para fazer jus ao grau acadêmico a que tem direito. A única diferença é que as cerimônias remotas acontecem por meio da utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), sendo uma para realização da videoconferência e, outra, para cadastro da ata de colação de grau e coleta das assinaturas digitais dos participantes, sem a participação presencial dos formandos e demais envolvidos. A primeira aluna a colar grau remotamente na UFFS participou da sua formatura diretamente da cidade de Jundiaí-SP”, informa Sidiana.

Para o diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, “a colação de grau no formato remoto permite realizarmos a cerimônia em condições de segurança que hoje não são possíveis no formato presencial, devido à pandemia. Apesar da distância física, a emoção da solenidade não é menor, visto que cada novo estudante graduado representa que estamos cumprindo nossa missão institucional”.

Na opinião do vice-reitor da UFFS, Gismael Perin, “esta primeira formatura da UFFS, realizada por meio remoto, visa atender as medidas de afastamento social e a necessidade de realizar os protocolos para a realização da colação de grau para que nossos estudantes possam formar-se. Por isso, foi publicada a portaria Nº 865/GR/UFFS/2020, que autoriza, com emprego de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a formatura por meio remoto como alternativa às cerimônias presenciais”.