UFFS recepciona estudantes na primeira semana de aulas

Publicado em: 25 de fevereiro de 2011 09h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

Estudantes em sala, novidades sendo descobertas, livros nas mãos e gente nova nos campi. O início do segundo ano de atividades na graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na segunda-feira (21), foi movimentado.

Atividades de recepção aos estudantes tiveram a presença de representantes da reitoria nos cinco campi. Além disso, cada um programou outros eventos envolvendo servidores, professores ou mesmo os veteranos. 

Veja um pouco do que aconteceu em cada campus:

LARANJEIRAS DO SUL

Estudantes foram acolhidos em uma solenidade na quarta-feira (23), com a presença do vice-reitor, Antônio Andrioli, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol. O diretor do campus, Paulo Henrique Mayer, apresentou um histórico da implantação da UFFS em Laranjeiras do Sul, falou sobre os desafios da universidade e os números que já traduzem a intervenção da UFFS no desenvolvimento regional.

Trevisol destacou aos acadêmicos, a oportunidade de estudar numa instituição pública, gratuita e de qualidade. Ressaltou também os deveres dos estudantes: dedicação nos estudos e colaboração no desenvolvimento regional. O vice-reitor falou sobre os pontos da solidificação da UFFS nos cinco campi e apontou que a UFFS é uma universidade em construção.

Na solenidade foram premiados os melhores trabalhos dos estudantes na  1ª Mostra de Iniciação Acadêmica, realizada em dezembro de 2010. Depois, com a contribuição  do Grupo de Teatro Itororó (formado por alunos do Colégio Estadual Iraci Salete Strozaki), foi realizada uma mística envolvendo calouros de cada curso e servidores. No fim, o diretor do campus e o vice-reitor colocaram bandeiras sobre uma estrutura de tijolos, representando a “universidade em construção”.

Na quinta-feira, estudantes e servidores aptos, foram ao Hemocentro de Guarapuava, doar sangue. A ação solidária foi organizada pelo Setor de Assuntos Estudantis, em parceria com a Secretaria de Saúde do município.


Luciene (d) quer aprofundar conhecimentos em Agroecologia

“Minha expectativa para este ano é aprofundar os conhecimentos em Agroecologia e Ciências Sociais. Estou ansiosa pelo novo campus, que sua construção se efetive neste ano. Espero que o curso contribua com a sociedade; aproxime os alunos da realidade do agricultor, vendo a realidade do homem do campo e estudando meios de intervenção nesta realidade. Acho necessário que tenhamos mais atividades práticas no decorrer do curso e importante a construção de laboratórios para atividades de pesquisa e aplicação das aulas teóricas”.

Luciene Cristina Garbin, 3ª fase de Agronomia.


CHAPECÓ

A programação de acolhida aos alunos que ingressam no primeiro período letivo de 2011 no campus de Chapecó iniciou na manhã de segunda-feira 21, com a visita de dirigentes da UFFS às salas de aulas para uma conversa de boas vindas. No campus Centro, situado no antigo colégio Bom Pastor, participaram da recepção o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Coelho. Os dirigentes falaram um pouco sobre as propostas da universidade, da atual estrutura física e de profissionais, além do planejamento para os próximos anos. “Vocês vão ajudar a construir a UFFS”, disse o reitor Jaime Giolo.

A diretora de Registro Acadêmico, Angela Stübe, aproveitou as visitas para distribuir livretos contendo informações de interesse dos alunos, como cursos oferecidos, normas de empréstimo da biblioteca, políticas de permanência e calendário acadêmico e telefones e contatos importantes para a vida acadêmica. Durante o intervalo os alunos conferiram a abertura de exposição fotográfica e apresentação musical. O mesmo itinerário foi cumprido no campus do Seminário, com visitas às novas turmas pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento, Vicente Almeida júnior, e pela pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil.


“Retomar os estudos, interrompidos em 1983 quando completei o ensino médio, representa mais do que uma necessidade profissional. É uma conquista de vida. Tenho expectativa de encontrar um ambiente de estudo de muita qualidade. A parte financeira também contou. Um dos meus filhos cursa direito e o outro o ensino médio. Isso pesa no orçamento doméstico, e a federal veio auxiliar neste aspecto também.”   

Sirlei Ampolini, 45 anos, iniciou o curso de Licenciatura em Sociologia. Atua profissionalmente como agente prisional.


CERRO LARGO

A programação no Campus Cerro Largo durou toda a semana. Na segunda-feira (21), aconteceu a Acolhida aos Calouros, com a apresentação dos cursos de Graduação. Na terça-feira (22), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) mobilizou os acadêmicos para a realização de uma Gincana, com atividades culturais e solidárias. 

Na quarta-feira (23), os acadêmicos foram recebidos pela Pró-Reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, que destacou a importância dos acadêmicos compreenderem que a UFFS está em construção, e a estrutura nos cinco campi ainda não é a ideal, porém todos estão trabalhando exaustivamente para que essa realidade seja modificada. “Os acadêmicos devem se concentrar em três verbos fundamentais: estudar, estudar e estudar. Não percam o foco e preocupem-se somente com isso. As demais questões, a universidade estará trabalhando para resolver”, enfatizou Claudia.

“Estou muito ansiosa para começar, tenho as melhores expectativas possíveis. Quero ser professora de Física e espero sair da universidade já com um emprego garantido”.
Luana Kuhn, 22 anos. Inicia o curso de Ciências: Biologia, Física e Química. Sempre estudou em escola pública e escolheu a UFFS por ser pública e perto de casa. Há cinco anos estava sem estudar, desde que concluiu o ensino médio.

"O Campus Cerro Largo se preparou para receber os acadêmicos com melhorias em sua estrutura física, destacando-se a colocação de divisórias com isolamento acústico e a pintura das salas. Também procurou qualificar os serviços aos acadêmicos, dando destaque para a transferência da biblioteca e da secretaria acadêmica para salas mais espaçosas e a ampliação da banda de acesso à internet.
Em termos acadêmicos realizou-se a semana de formação docente, o planejamento das atividades do Campus para 2011 e preparou-se a semana de acolhida aos estudantes. Deu-se destaque para a necessidade dos acadêmicos conhecerem bem a proposta da Universidade e do respectivo curso no qual está ingressando. Esperamos que todos os acadêmicos venham para a UFFS dispostos a estudar muito e se envolver em todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão; que assumam o compromisso de participar ativamente da construção da Universidade; que busquem a realização de seus sonhos sem esquecer que muitos projetos individuais somente se tornam concretos na coletividade.”

Diretor do campus, Edemar Rotta.


ERECHIM

As atividades programadas para a Semana de Recepção aos Calouros tiveram início na manhã de segunda-feira (21), quando os novos acadêmicos dos cursos diurnos oferecidos no campus foram recepcionados no auditório do campus. Os calouros conheceram a direção do Campus e os coordenadores dos cursos, se interaram da estrutura e funcionamento, bem como da evolução e das perspectivas da instituição. À noite, o ato se repetiu para os calouros dos cursos noturnos. À noite também ocorreu, com a presença de diversas autoridades, a inauguração das novas salas de aula que serão utilizadas pela UFFS e que são fruto da parceria firmada entre a universidade, a Prefeitura de Erechim e a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, através da sua Direção e seu Círculo de Pais e Mestres (CPM), e da Coordenadoria Regional de Educação. A cooperação entre essas entidades possibilitará que, a cada dia, cerca de 250 estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos utilizem o espaço.

Terça e quarta-feiras (22 e 23) foram dedicados à integração com os alunos veteranos, que organizaram atividades educativas como palestras e exibição de filmes, por exemplo.

Na quinta à noite (24), e sexta (25)  pela manhã, foi a vez do reitor da UFFS, Jaime Giolo, falar aos estudantes do Campus. Giolo reafirmou o trabalho que vem sendo realizado dioturnamente em todas as instâncias e fez um pedido aos estudantes: “Digam a todos que vale a pena estudar na UFFS porque todos aqui estão empenhados em construir uma grande universidade”. Estiveram acompanhando o reitor, a pró-reitora de Graduação da UFFS, Claudia Finger-Kratochvil e a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss.

Para as duas ocasiões (noite do dia 24 e manhã do dia 25) foi organizado o 2º Lanche de Integração, onde professores, técnicos-administrativos e alunos veteranos organizaram uma confraternização com o intuito de acolher os calouros.

“O Twitter da UFFS foi uma ferramenta bastante importante nessa busca, pois foi através dele que conheci acadêmicos dos 5 campi e com eles pude trocar informações sobre a qualidade do ensino oferecido pela instituição”.  
Marla Roberta Foiatto Mingotti, 19 anos, moradora de Erechim. Ela conta que optou por cursar Pedagogia porque já trabalha na área, em uma escola de educação infantil. Dentre diversas instituições que oferecem Licenciatura em Pedagogia, a caloura escolheu a UFFS após pesquisar muito e buscar  referências sobre a Universidade.


“Espero que os acadêmicos aproveitem ao máximo as oportunidades de formação oferecidas pela UFFS. Além dos processos regulares de ensino, os estudantes podem participar de inúmeras atividades de pesquisa (iniciação científica), de extensão e de cultura, todas com orientação de docentes e com um número expressivo de bolsas e/ou auxílios. Outra via importante para a formação dos estudantes é sua participação nos processos decisórios e de definição do projeto institucional. Neste sentido, já há canais e instâncias importantes criados ou em criação e implantação, como o Conselho Universitário, o Conselho de Campus, os Colegiados de Curso, as Conferências (por ex, COEPE), Plenárias, etc".

Diretor do campus, Ilton Benoni da Silva

 

REALEZA

Os estudantes do campus participaram, na quinta-feira (24), de uma solenidade na Casa da Cultura, com as presenças do vice-reitor, Antônio Andrioli, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, e do diretor de Comunicação, Valdir Prigol. Pela manhã, o vice-reitor se reuniu com representantes dos alunos para falar sobre o início das obras do campus, a aquisição de equipamentos para os laboratórios e os programas de bolsas e auxílios aos estudantes. Os acadêmicos também puderam expor suas dificuldades e expectativas para o ano.


“Espero um curso bom, pois pretendo ser professora de ciências e também quero fazer mestrado e doutorado na UFFS. E aqui vai ser muito bom por que, nossa, pelo que eu vi aqui o estudo é bem puxado.”

Camila Marafon, 17 anos, de Nova Prata do Iguaçu (PR), estudante de Licenciatura em Ciências.

“As novidades aqui no campus são os novos espaços que foram montados para receber os estudantes, como por exemplo as novas salas de aulas e espaços para laboratórios provisórios, e também novos espaços para atender os novos professores e salas de atendimento individualizado para os estudantes. Além dessa estrutura nós temos novidades na biblioteca que está recebendo novas remessas de livros adquiridos no final do ano passado.
Estamos provendo também melhores condições na área de tecnologia da informação e comunicação, por meio de uma conexão de banda larga que atenda as necessidades do campus,  como por exemplo a otimização do acesso à internet e a aquisição de uma central telefônica. Tudo isso é para melhorar a comunicação dentro do campus, que agora está ficando grande, com uma comunidade de aproximadamente 540 alunos e mais de 40 professores.
Quanto aos estudantes, esperamos, primeiro, que tenham a compreensão das dificuldades estruturais que ainda vivemos na universidade, afinal, ainda somos uma universidade em construção. Diante dessa compreensão possam, apesar dessas dificuldades, efetivamente trabalhar no sentido de aproveitar o que temos de melhor na universidade, que é o nosso quadro docente e algumas estruturas que já funcionam adequadamente, e terem a formação profissional que todos almejamos, eles estudantes e nós “universidade” que estamos trabalhando para isso”.

Diretor do campus, João Alfredo Braida.