UFFS recebe homenagem do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Medalha alusiva aos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Chapecó foi entregue à Universidade, representada pelo reitor Marcelo Recktenvald

Publicado em: 29 de setembro de 2020 16h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2020 17h09min

No dia 24 de setembro, em Chapecó-SC, o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, representando a Universidade, recebeu a Medalha dos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Chapecó, durante solenidade que marcou o início da obra do primeiro Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

A cerimônia ocorreu no 6º Batalhão de Bombeiro Militar (6º BBM), e o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, entregou a condecoração. A Medalha Comemorativa aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó foi estabelecida pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em maio de 2020, destinada a distinguir pessoas físicas e jurídicas, civis e militares que, no exercício de suas atividades e por sua dedicação e capacidade profissional, tenham se destacado no desenvolvimento da corporação, constituindo-se, dessa forma, merecedores do reconhecimento público.

O projeto do CIRS é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sendo a UFFS uma das instituições parceiras. Seu objetivo é ser um centro de referência no atendimento ao trauma em acidentes de trânsito, visando formação e capacitação para salvamento e resgate. Cinco instituições de ensino atuarão com atividades de instrução dentro do CIRS e contribuirão nas situações de manutenção e na aquisição de itens específicos para atividades de simulação clínica: UFFS, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), UCEFF Faculdades e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Com a participação da UFFS nesse projeto, estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade poderão receber treinamento sobre atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, através de simulações realistas, desde o socorro no local do acidente até a chegada em um hospital.

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.