UFFS publica o terceiro Plano de Logística Sustentável
Plano visa planejar a sustentabilidade na universidade para o período de 2020 a 2023

Publicado em: 30 de junho de 2020 09h06min / Atualizado em: 30 de junho de 2020 14h06min

Com o objetivo de planejar, monitorar e avaliar ações para o alcance de metas e objetivos ligados à racionalização do gasto público, práticas sustentáveis e diminuição do impacto ambiental na Universidade, a UFFS publica seu terceiro Plano de Logística Sustentável, que visa o planejamento das ações para o período de 2020 a 2023.

O Plano de Logística Sustentável foi criado para atender ao artigo 16 do Decreto Federal nº 7.746 de 5 de junho de 2012 e tem, como base para sua elaboração, a Instrução Normativa n° 10 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, de 12 de novembro de 2012. De acordo com o chefe do Departamento de Gestão Ambiental da UFFS, Rudinei Justi, o departamento está sempre atento às necessidades de atendimento às normas e legislações e elencou tal tarefa no rol de atividades da UFFS. "A sustentabilidade é hoje muito frisada, comentada no meio social e também acadêmico, de forma que esse plano representa a intenção e preocupação dos gestores, dos membros da comissão e demais servidores com as práticas que resultam em uso racional de recursos públicos, economicidade, bem-estar social e diminuição de impactos ambientais", afirmou.

O Plano se refere principalmente às atividades administrativas da Instituição, ou seja, a UFFS deve "funcionar" dentro de princípios sustentáveis. Para a elaboração do Plano foram seguidas as temáticas orientadas pela IN 10/MPOG/2012, ou seja, ações sustentáveis dentro dos seguintes temas: Compras e contratações sustentáveis; Materiais de consumo; Energia elétrica; Água e esgoto; Resíduos sólidos; Deslocamento de pessoal; Qualidade de vida no ambiente de trabalho e Educação ambiental e meio ambiente.

De acordo com o Justi, o trabalho de construção do Plano foi realizado por uma comissão nomeada (Portaria n° 1482/GR/UFFS/2019). "A comissão trocou informações e reuniu-se, por vezes, até elaborar o ´plano de ações. Inclusive, em um dos momentos da construção, foi possível, aos servidores da UFFS, darem suas opiniões a respeito do tema através de pesquisa on-line", explicou.

Com o Plano, espera-se que os executores consigam efetivamente colocar em prática as ações e, com isso, a UFFS alcance os diferentes objetivos elencados no documento. "Cada temática, por exemplo água e esgoto, energia elétrica, resíduos sólidos, tem objetivos e metas a serem atingidas. Dentro disso, com a realização das ações, objetivamos resultados sustentáveis como redução consciente de despesas, menor geração de resíduos, uso consciente da água, diminuição do consumo de energia e água, compras vantajosas para administração e assim sucessivamente, concluiu Justi.
Para acessar o Plano de Logística Sustentável, clique no link abaixo.

Plano de Logística Sustentável