UFFS publica indicadores de desempenho da assistência estudantil
Dados foram reunidos levando-se em consideração 10 itens relevantes da vida acadêmica dos estudantes

Publicado em: 28 de agosto de 2019 15h08min / Atualizado em: 28 de agosto de 2019 17h08min

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis publicou nesta semana a primeira versão do documento denominado Indicadores de Desempenho da Assistência Estudantil da Universidade Federal da Fronteira Sul. Dispostos em vários quadros, os dados são apresentados levando-se em conta 10 indicadores de desempenho, como proporção de estudantes vulneráveis beneficiados com auxílios socieconômicos, taxa semestral de sucesso acadêmico, proxy da taxa de evasão e outros.

A maior parte das informações para o cálculo dos indicadores passaram a ser coletadas em dezembro de 2018, a partir da implementação do módulo de gestão de pagamentos do Sistema de Auxílios Socioeconômicos (SAS). Além do SAS, também são utilizados dados do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), Sistema de Cartões Institucionais (SCI) do Restaurante Universitário e de pesquisas de satisfação realizadas pelas equipes PROAE, SAEs e Rus.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Darlan Christiano Kroth, os dados aferidos no relatório demonstram o diferencial de qualidade na vida acadêmica que pode alcançar os estudantes que têm acesso aos auxílios socioeconômicos em relação àqueles que não dispõem deles. “Entre os pontos que entendemos relevantes dos dados dispostos no trabalho, pode-se citar, pelo menos, dois: que a assistência estudantil na UFFS consegue ser efetiva na medida que alcança grande parte do público esperado e que os indicadores também demonstram que os auxílios têm contribuído de forma preponderante para a permanência e o êxito do estudante que ingressa nos cursos da UFFS”.

Leia os dados dispostos no documento Indicadores de Desempenho da Assistência Estudantil na UFFS