UFFS promove primeira especialização própria e totalmente gratuita

Publicado em: 19 de novembro de 2010 08h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h03min

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o primeiro curso de Pós-Graduação Lato sensu da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Com carga horária de 368 horas, o curso de Especialização em Educação Integral prevê atividades de janeiro de 2011 a julho de 2012.

Gratuito, o curso oferece até 50 vagas e terá aulas presenciais em Chapecó. As inscrições estarão abertas entre 10 de novembro e nove de dezembro, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica do campus-sede, ou via Sedex, conforme as orientações do Edital 01/PROPEPG/2010 (disponível em www.uffs.edu.br ).

O Processo Seletivo terá duas etapas. A primeira incluirá análise do currículo (avaliando os seguintes aspectos: adequação do currículo à temática do curso, atuação em programas de educação integral e curso superior completo, preferencialmente na área de Educação) e análise do pré-projeto. Faz parte da segunda etapa de seleção uma entrevista, incluindo questões do pré-projeto de pesquisa e da trajetória acadêmica e profissional.

Curso pretende repensar a escola

Segundo o diretor de Pós-Graduação, José Carlos Radin, as escolas oferecem, hoje, uma carga horária limitada. Nem sempre as famílias conseguem complementar o dia das crianças com atividades formativas, como línguas, teatro e esportes.

É a busca da reflexão sobre maneiras de levar o ensino integral a essas populações que a UFFS se propõe a estudar na especialização. A promoção da pesquisa sobre o assunto, para Radin, deve despertar soluções para que governos municipais e estaduais também possam ofertar o ensino integral. “Os pós-graduandos são desafiados a discutir, a propor, a criar”, ressalta Radin.

- EDITAL 01/PROPEPG/2010 - Especialização em Educação Integral
- Formulário de Inscrição - Especialização em Educação Integral

Veja o cronograma de atividades:

Inscrição:
Data: de 10 de novembro a 09 de dezembro de 2010.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h 30 às 11h 30 e das 14h às 17h.
Local: Secretaria Acadêmica do Campus de Chapecó-SC, localizada na Rua Acesso Canários da Terra, s/n, Bairro Seminário, CEP 89813-140.

Homologação das inscrições:
Data: 13 de dezembro de 2010.
Horário: a partir das 18h.
Local: sítio http://www.uffs.edu.br

Resultado da primeira etapa de seleção e horário para as entrevistas:
Data: 14 de dezembro de 2010.
Horário: a partir das 18h.
c.1) A definição dos horários para a entrevista seguirá a sequência por ordem alfabética dos candidatos selecionados.

Entrevista:
Data: 20, 21 e 22 de dezembro
Local: Campus da UFFS, Chapecó-SC.
Horário: conforme divulgado no resultado da primeira etapa.

Divulgação do resultado final:
Data: 24 de dezembro
Local: no sítio http://www.uffs.edu.br

Documentos exigidos no ato de inscrição:
- Formulário de inscrição, preenchido e assinado, disponível no sítio www.uffs.edu.br (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação);
- Curriculum vitae, preferencialmente o modelo Lattes;
- Cópia autenticada, frente e verso, do diploma de curso superior de duração plena ou equivalente, reconhecido pelo MEC;
- Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES até o ato da inscrição, poderão se inscrever desde que apresentem declaração original da IES indicando a data de conclusão e colação de grau de curso de Graduação;
- Pré-projeto de pesquisa relacionado à Educação Integral, com número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco) laudas, devendo conter, ao menos: tema delimitado/problema de pesquisa; objetivos; justificativa; esboço do referencial teórico; referências.