UFFS promove I Seminário Migrações Internacionais e I Encontro das Comissões Institucionais PROHAITI
Live de abertura ocorre na terça-feira (13), a partir das 14h

Publicado em: 12 de julho de 2021 11h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2021 14h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul promove, nos próximos meses, o I Seminário Migrações Internacionais e I Encontro das Comissões Institucionais PROHAITI. O evento é organizado pela Diretoria de Políticas de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e tem como tema Dimensões Históricas e Políticas da Migração Recente no Brasil.

A abertura ocorre na próxima terça-feira (13), a partir das 14 horas, com a live “Contextualização Histórica da Migração no Brasil e no Mundo”. Falará sobre o assunto a coordenadora de projeto da Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migrações), Yssyssay Rodrigues.

O evento de abertura e demais etapas podem ser acompanhados no link de acesso.

De acordo com diretora de Políticas de Graduação, Rosenei Cella, “os encontros, destinado a todos os interessados no tema, objetivam, a um só tempo, promover um amplo debate acerca das dimensões históricas e políticas da migração recente no Brasil e também funcionar como uma capacitação para os membros das comissões institucionais do PROHAITI”.

Cella informa ainda que “nas diferentes etapas, ocorrem conferências, roda de conversa e relatos de experiências. Na roda de conversa (etapa 4) programada para o dia 20 de outubro, vão participar alunos, egressos, professores e também integrantes da Embaixada do Haiti, para tratar de questões relativas ao PROHAITI. Na última etapa, prevista para o dia 23 de novembro, estão programados relatos de experiência com a participação de diferentes entidades e instituições de ensino, entre elas UFFS, IFSC, Unochapecó, Prefeitura Municipal de Chapecó, Pastoral do Migrante, associações de imigrantes haitianos, venezuelanos e senegaleses, Amosc, Gairosc”.

Para certificação, é necessário encaminhar inscrição até o dia 18 de agosto. Terão direito a certificado de 15 horas os participantes com frequência mínima de 75% no total das atividades.

A inscrição pode ser realizada preenchendo o formulário do evento ou enviando e-mail para prohaiti@uffs.edu.br.