UFFS promove discussões nos campi para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional
Reuniões avaliam documento que traça objetivos, metas e ações para os próximos quatro anos

Publicado em: 13 de novembro de 2018 16h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2018 15h11min

Os seis campi da Universidade Federal da Fronteira Sul promovem, até o final do mês de novembro, audiências públicas para apreciação e possíveis contribuições da comunidade acadêmica para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFFS, com vigência nos anos de 2019 a 2023. A rodada de observações nos campi é a quinta etapa de construção do documento implementada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).  

A próxima etapa, a partir do início de dezembro de 2018, consiste do envio do texto final do PDI para análise e aprovação nos conselhos deliberativos da Instituição. O Plano busca traçar objetivos, metas e ações institucionais prioritárias ao desenvolvimento da UFFS para os próximos quatro anos.

Conforme a PROPLAN, durante a realização das audiências públicas nos campi será apresentada a versão preliminar do PDI, cujo conteúdo é composto de vários itens de importância ao funcionamento institucional, entre eles: projetos pedagógicos; oferta de cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação; perfil do corpo docente; organização administrativa e políticas de gestão; políticas de atendimento aos discentes; infraestrutura física e instalações acadêmicas; avaliação e acompanhamento institucional.

Saiba mais sobre a elaboração do documento na página do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFFS

SOBRE O PDI

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino nos processos de avaliação institucional e de cursos de Graduação e Pós-Graduação, e nas auditorias externas realizadas por órgãos de controle. O art. 3º da lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, observa que a avaliação das instituições de educação superior visa identificar o perfil e o significado de atuação da instituição, considerando suas diferentes dimensões institucionais, dentre as quais se destaca, em sua obrigatoriedade, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).