UFFS promove ações em várias frentes para enfrentamento da COVID-19
Ações abrangem pesquisas, produção de álcool gel, campanhas educativas e parcerias com governos estaduais e municipais

Publicado em: 13 de maio de 2020 15h05min / Atualizado em: 14 de maio de 2020 10h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul, com a intenção de auxiliar no enfrentamento da pandemia do Coronavírus (COVID – 19), tem promovido e organizado ações em diversas frentes desde o mês de março. Elas vão de projetos de pesquisa a produção de álcool gel e produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de cerca de quarenta campanhas educativas e quinze ações de solidariedade propostas pela comunidade acadêmica dos seis campi da Instituição.

Durante esse período, também foram firmadas parcerias entre a UFFS e governos estaduais e municipais. Entre essas ações, pode-se citar a parceria entre a UFFS e Prefeitura de Chapecó-RS, na qual professores e estudantes compõem serviço de triagem médica de Chapecó, e a parceria entre a UFFS e a Prefeitura de Erechim-RS para a produção de álcool glicerinado 80%. Com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a UFFS firmou parceria para aplicação dos testes na pesquisa EPICOVID19, promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Em 13 de março de 2020, a UFFS publicou a Portaria nº 286/GR/UFFS/2020, atualizada pela Portaria nº 289/GR/UFFS/2020, que criou a Comissão de Monitoramento das Implicações da COVID-19. A Comissão é formada por servidores dos seis campi da UFFS e tem como principal função criar e divulgar um plano geral de orientações para a comunidade universitária. "A Comissão tem preocupação constante no acompanhamento da pandemia da Covid-19, principalmente nas regiões onde a UFFS está instalada. Entendemos que a Universidade é fundamental para entregar informações e serviços de valor, em qualquer tempo, e, nesse período de crise, a UFFS está contribuindo, através dessas ações que envolvem professores, técnicos administrativos e até outras entidades parceiras, para minimizar as consequências do Coronavírus na vida das pessoas e da sociedade” destacou o pró-reitor de Gestão de Pessoas e presidente da Comissão, Claunir Pavan.

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, reitera que “em um período delicado, quando a rotina de todos se vê fragilizada por uma pandemia, a Universidade pública mostra-se comprometida e pulsante, e o seu valor fica ainda mais evidente para a sociedade. A UFFS está ajudando a comunidade por meio do trabalho de pesquisa, campanhas educativas, ações solidárias com a doação de equipamentos de proteção, produção de muitos litros de álcool gel e tantas outras ações. São reforçados os laços com a região por meio de parcerias com a iniciativa privada, com entidades civis, com o poder público e com outras instituições de ensino. Além de tantas atividades, a UFFS ainda entregou novos trinta e seis médicos por meio de formatura antecipada. A comunidade regional percebe que a UFFS segue próxima e trabalhando muito, e desejamos poder contribuir sempre mais”.

As várias ações promovidas pela UFFS no combate ao Coronavírus podem ser acessadas na página COVID-19 – Últimas informações.