UFFS participa de pesquisa nacional

Publicado em: 28 de setembro de 2010 09h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participará de uma pesquisa para conhecer a realidade dos estudantes brasileiros nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). De 11 de outubro a 21 de novembro os alunos da UFFS responderão a um questionário eletrônico que contribuirá para o planejamento de políticas públicas de assistência estudantil e para a permanência dos estudantes na instituição.

A assistente social da UFFS, Rosileia Nierotka, participou do Workshop de Capacitação do Sistema de Informação do Perfil do Estudante dos Cursos de Graduação (Sipe) das Ifes, em Campo Grande, nos dias 21 e 22 de setembro. Ela conheceu os detalhes da pesquisa e foi treinada para contribuir no processo na UFFS.

Segundo Rosileia, a partir desse ano a pesquisa conta com o sistema desenvolvido pela Faculdade de Computação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom/UFSM) e conta com o apoio do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e recursos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O questionário eletrônico estará hospedado no site www.sipe.ufms.br.

A pesquisa é a terceira feita no país. As demais aconteceram em 1996/1997 e 2003/2004. De seus resultados surgiu a necessidade da criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que mais tarde tornou-se uma política de Estado que visa ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

Uma equipe ficará responsável pela aplicação do questionário na UFFS, sensibilizando os estudantes para que se envolvam na pesquisa, além de receber e repassar todas as informações necessárias aos estudantes. Além disso, a Diretoria de Assuntos Estudantis buscará a articulação com as Pró-Reitorias, professores e coordenadores de curso.

Somente alunos selecionados por uma amostragem aleatória é que responderão o questionário da pesquisa. Na UFFS serão 351 alunos. No país todo, 21 mil estudantes participarão da pesquisa.

Cada um dos alunos selecionados receberá um login e uma senha para efetuar o preenchimento online. A estrutura de computadores ligados à internet será oferecida para os participantes da pesquisa.

O questionário é composto por 56 perguntas. Cada Ifes poderá incluir outras 10, de interesse da instituição.

As informações solicitadas no questionário estão organizadas por passos e contemplam questões relacionadas à família, antecedentes escolares, vida acadêmica atual, informações do curso e expectativa profissional, informações culturais, qualidade de vida. Os estudantes não precisarão se identificar.

Com os dados levantados, as informações serão analisadas pela Coordenação Nacional da Pesquisa, Comissão da Pesquisa e pelo Fonaprace. Até o fim do ano será disponibilizado um relatório da pesquisa com dados de todas as Ifes do país. As informações de cada Ifes também poderão ser acessadas pelas instituições para análises locais e planejamento de políticas públicas em diversas áreas.