UFFS participa da Semana Nacional de Educação Financeira
Campus Chapecó possui um polo de educação financeira

Publicado em: 24 de novembro de 2020 10h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2020 09h11min

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a UFFS participa, através do Polo de Educação Financeira do Campus Chapecó, da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Os coordenadores, professores e equipe do Polo estão participando de diversos webinários apresentando os resultados da formação realizada para professores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul em 2019 e do Projeto Escola Intercultural de Fronteira.
O Polo também é parceiro da Associação Nacional de Educação Financeira (AEF-Brasil) e estará presente nesta terça-feira (24), às 19h, no lançamento da obra produzida pela AEF-Brasil em parceria com diversas universidade federais do Brasil e outros parceiros, incluindo a UFFS. A obra é intitulada "Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor" e visa fomentar a educação financeira por meio do relato de experiências práticas e exitosas desenvolvidas pelos parceiros da Associação.
Nessa obra, a UFFS tem um capítulo de autoria da professora Larissa Trindade e do professor Élsio José Corá, que são coordenadores do Polo, em que relatam os impactos da educação financeira na formação de professores no Rio Grande do Sul. A obra estará disponível gratuitamente em e-book para todo o Brasil, e o lançamento será pelo link do YouTube: https://www.aefbrasil.org.br/index.php/semana-enef-2020/.
De acordo com a professora Larissa, a participação do Polo nesta semana significa levar a conhecimento da sociedade e do Brasil o que a UFFS está desenvolvendo na área e potencializar ainda mais novas parcerias e possibilidade de cooperação para atingir ainda mais a sociedade e a educação brasileira. “Discutir e promover o tema da educação financeira tem sido um desafio prazeroso para todos nós”, afirmou.
Para o professor Élsio José Corá, o Polo também tem uma intencionalidade pedagógica, no sentido de auxiliar professores e escolas na implantação do tema, requerido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Sabemos que, atualmente, há uma demanda crescente nos currículos ensejados pela BNCC, através dos temas contemporâneos, que inclui a educação financeira nas redes municipais e estaduais de educação. Nesse sentido, a UFFS vem se destacando ao produzir materiais didáticos, desenvolvendo projetos e articulando instituições no intuito de realizar cursos e formações sobre o tema na região de sua abrangência”, concluiu.
A Semana
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e de outras entidades que atuam com a educação financeira no Brasil e tem o propósito de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) - criada por meio do Decreto n. 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Na Semana ENEF ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira em todo o pais. Todos os parceiros da ENEF atuam para divulgar ações nesta Semana, que oficialmente ocorre desde 2014.