UFFS lança Cartilha de Sustentabilidade
Lançamento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 02 de junho de 2021 16h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2021 10h06min

Já está disponível a Cartilha da Sustentabilidade da UFFS, que tem como objetivo divulgar ações sustentáveis que podem ser realizadas por qualquer pessoa e que contribuem para a economia de recursos públicos, menor gasto com água, menor gasto com energia, além de diminuir impactos ambientais, como desperdício de água, separação correta dos resíduos e a digitalização de processos.

A cartilha é uma iniciativa de servidores da UFFS que fazem parte da comissão responsável pela gestão dos resíduos sólidos e também daqueles que trabalham com o tema da sustentabilidade na Universidade. A divulgação da cartilha será via e-mail para que todos possam lê-la e colocar em práticas suas ações.

De acordo com o chefe do Departamento de Gestão Ambiental da UFFS, Rudinei Justi, a cartilha envolve ações dentro de temáticas ambientais como energia, água, resíduos e pode ainda no futuro, receber sugestões e melhorias para alcançar o apoio de maior número de pessoas. “Importante frisar que estamos lançando a cartilha justamente na Semana do Meio Ambiente, como forma de lembrar a toda a nossa comunidade universitária que, em casa ou na UFFS, todos podem contribuir para um meio ambiente melhor”, afirmou.

Para o técnico em Química Marcelo Crizel, a cartilha ilustra e reforça as atitudes e ações que devemos tomar para que os resultados de nossas atividades sejam sempre de baixo impacto ao meio ambiente. “Atitudes simples como beber água em copo retornável, saber em qual lixeira colocar seu resíduo, ler arquivos digitais em vez de imprimi-los ou, ainda, subir ou descer um ou dois lances de escadas preterindo o elevador, podem até parecer coisas pequenas, mas a soma desses pequenos cuidados resultam em economia e preservação de recursos naturais”, ressaltou.

Já o técnico em Eletrotécnica Bruno Cezar Monich Freitas lembrou que, em tempos de pandemia, a geração de resíduos tende a ser maior, pois passamos mais tempo em casa. “Vale destacar a aplicabilidade dos 5 R's (repense, reduza, recuse, reutilize e recicle) às boas práticas na prevenção da covid-19. O uso correto e consciente de EPI's, descarte adequado de máscaras e luvas, uso consciente da água — fechando a torneira enquanto ensaboa as mãos, consumindo somente o necessário de água  — e o uso consciente de álcool 70°, pois sua produção tem um consumo elevado de água e energia elétrica. Com a pandemia impactando economicamente todos os setores industriais, comerciais e de lazer, atrelado ao isolamento social, ficou mais evidente a conscientização no uso adequado de energia elétrica e consumo de água, pois atinge diretamente o bolso do consumidor”.

Para o sanitarista da UFFS Rodrigo Burin, a cartilha é um material compacto produzido para ser divulgado a toda comunidade universitária. “Ela é simples e bem objetiva, conduzindo a uma rápida interpretação dos procedimentos ali indicados e que podem ser seguidos por todos. São várias orientações sobre práticas sustentáveis, e o conjunto dessas ações, quando adotadas como hábito individual e coletivo, tem potencial para reduzir em alguma medida, direta ou indiretamente, os impactos ambientais e também o custo operacional da Instituição”, concluiu.

Para acessar a cartilha, clique no link abaixo:

CARTILHA