UFFS institui o Programa de Tutoria Acadêmica

Publicado em: 04 de setembro de 2018 18h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2018 08h09min

A UFFS acaba de instituir o Programa de Tutoria Acadêmica, que será efetivado por meio de projetos envolvendo servidores efetivos, na condição de coordenadores ou colaboradores, e discentes, na condição de estudantes tutores. O Programa tem por finalidade contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de Graduação ofertados pela UFFS, de modo complementar ao Programa de Monitorias.

O Programa de Tutoria Acadêmica da UFFS tem por objetivos: orientar e incentivar a comunidade universitária para a promoção e qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem; contribuir para a inserção dos estudantes da Graduação, de forma efetiva, em todos os espaços e contextos que permeiam a vida universitária; proporcionar mecanismos de apoio acadêmico à aprendizagem e à permanência dos estudantes, com vistas à conclusão do seu curso de Graduação; fomentar a participação colaborativa de estudantes nas atividades de reforço do ensino de Graduação; contribuir para diminuir os índices de retenção e evasão dos cursos de Graduação da UFFS.

A institucionalização de projetos no Programa de Tutoria Acadêmica é em fluxo contínuo, ou seja, pode ser realizada a qualquer tempo, mediante preenchimento do formulário constante no Anexo I da portaria que institui o programa, e cadastro no Sistema de Gestão de Processos da UFFS (SGPD) endereçado ao colegiado do curso ou então ao Fórum de Domínio Comum, conforme for o caso.

Um projeto de Tutoria Acadêmica pode envolver, no máximo, quatro estudantes tutores, e cada um dos tutores pode responder pela tutoria de, no máximo, vinte estudantes. Os projetos para o Programa podem ser organizados a partir de: um componente curricular isolado ou um conjunto de CCR; uma área do conhecimento; demandas específicas de um grupo de estudantes. A vigência do projeto não pode ser inferior a um semestre letivo, podendo ser renovada até atender sua finalidade.

As atividades do estudante tutor no âmbito da Programa de Tutoria Acadêmica não são remuneradas e o estudante tutor pode exercer suas atividades com carga horária mínima de 4h e máxima de 20h semanais.

Os procedimentos para institucionalização dos projetos e demais informações estão na Portaria Nº 111/PROGRAD/UFFS/2018

Atos normativos relacionados: