UFFS inicia aulas de especialização em parceria com a UFSC

Publicado em: 18 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

As aulas do curso de Especialização em Educação Infantil, oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciaram em setembro. Todas presenciais e com material financiado pelo projeto, as aulas têm previsão de encerramento em dezembro de 2011.

O curso, resultado da Política Nacional de Formação de Professores e vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é ofertado no estado de Santa Catarina em três polos: Chapecó (uma turma), Florianópolis (três turmas) e Joinvile (uma turma). Nos dias 4 e 5, os grupos foram reunidos em Florianópolis, no Centro de Eventos da UFSC, para a Aula Inaugural do Curso.

A programação da Aula Inaugural alternou entre conferências e atividades culturais. Dentre as conferências do evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a fala da professora Helena Costa Lopes Freitas, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação a qual abordou a “Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”. Em outro momento, os estudantes assistiram e participaram de discussões sobre a Educação Infantil em mesa coordenada pela professora Zenilde Durli (UFFS), tendo como convidadas as professoras Roselane Fátima Campos (UFSC/CED/MEN) que abordou o tema: “Trabalho e Formação Docente na Educação infantil”, e Marilene Dandolini Raupp (UFSC/CED/NDI) Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil, que abordou a temática “Concepções de Formação de Professores na Educação Infantil”. As atividades culturais também foram destaque no evento que contou com apresentações musicais, teatrais e visitas a pontos históricos da cidade de Florianópolis.