UFFS e Unipampa celebram protocolo de intenções
Objetivo é conjugar esforços para estabelecer programas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica

Publicado em: 03 de fevereiro de 2020 09h02min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2020 13h02min

O reitor em exercício da UFFS, Gismael Francisco Perin, esteve na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na última semana para participar da posse do novo reitor daquela Instituição. Roberlaine Ribeiro Jorge foi nomeado para a gestão 2019-2023.

Na oportunidade, também foi celebrado um protocolo de intenções entre as universidades. O objetivo é “propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas visando o desenvolvimento e a realização de pesquisa, ensino e extensão, além da  capacitação de recursos humanos em nível de Graduação e Pós-graduação da forma mais conveniente para ambas as instituições”.

Para Gismael, essa foi a formalização de um desejo das duas instituições de desenvolver ações conjuntas, já que as duas universidades têm muito em comum, como o fato de serem multicampi e estarem em área de fronteira. “Para nós esse protocolo de intenções é fundamental, pois a partir do momento que a gente consegue avançar num diálogo e também em ações com uma instituição que tem as mesmas características que a gente e também os mesmos objetivos, de entregar educação superior de qualidade e gratuita para regiões que não tinham, nós só somamos esforços. A Unipampa teve ações que deram certo e a gente pode trocar essas informações e experiências para avançar de forma mais rápida”, afirmou.

Sobre o protocolo, Roberlaine afirma que é uma aproximação entre as instituições. “A nossa gestão tem como um dos seus pilares a ampliação das parcerias interinstitucionais, buscando compartilhar experiências nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nesse primeiro mês já firmamos alguns acordos e protocolos. No caso da UFFS, em particular, a parceria vai nos trazer retornos mais imediatos. A UFFS, assim como a Unipampa, também é multicampi e foi criada praticamente junto conosco. Isso nos aproxima ainda mais, enquanto instituições de ensino superior”, concluiu.

*contribuição: Assessoria de Comunicação Social/Unipampa