UFFS E MEC assumem compromissos mútuos

Publicado em: 10 de dezembro de 2010 09h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 14h03min

Com o objetivo de deixar registrados os compromissos mútuos entre o MEC e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) durante a fase de implantação da instituição, o reitor Dilvo Ristoff, juntamente com o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Rogério Cid Bastos, reuniram-se na segunda-feira (13) em Brasília com representantes da Secretaria de Educação Superior/MEC.

Durante o encontro foram definidos os montantes de recursos necessários para os anos de 2011, 2012 e 2013, envolvendo investimentos em obras, equipamentos, assistência estudantil, hospital veterinário, fazendas experimentais, custeio e outros.

Outra questão de importância para o futuro institucional da UFFS foi a redefinição da demanda de docentes e de servidores técnico-administrativos para o referido período. Refeitos os cálculos, a UFFS deverá receber 560 docentes (a lei de criação prevê 500) e 676 servidores técnico-administrativos (a lei prevê 380).

Segundo Dilvo Ristoff, “com este novo desenho será possível atender a contento a demanda identificada pela comunidade universitária, de laboratórios didáticos e de pesquisa, além das necessidades de infraestrutura em geral nos cinco campi”. Na opinião do dirigente, “a pactuação, por ser a memória do que foi acordado entre as partes, protege a UFFS das eventuais trocas de ministro, secretários e equipe no Ministério da Educação e auxilia os dirigentes da instituição, atuais e futuros, a fazerem a defesa do projeto de implantação da universidade. A pactuação é um antídoto contra a falta de memória que muitas vezes inviabiliza projetos importantes”, conclui.