UFFS é considerada a 4ª universidade do Brasil em cultura empreendedora
Pesquisa foi realizada pela Confederação Brasileira das Empresas Júniores

Publicado em: 21 de fevereiro de 2018 08h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2018 08h02min

Mais uma boa notícia para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): a Instituição foi apontada como destaque em cultura empreendedora no Índice das Universidades Empreendedoras 2017, organizado pela Confederação Brasileira das Empresas Júniores (Brasil Júnior).

O Índice teve a participação de 10 mil alunos das 27 Unidades Federativas do país e a coleta de informações e dados de mais de 50 instituições de ensino superior. O Índice considerou vários indicadores, como infraestrutura, internacionalização, capital financeiro, cultura empreendedora, inovação e extensão.

No indicador Cultura Empreendedora a UFFS aparece como a 4ª universidade do país, com nota 7.18. A UFFS é a única universidade de Santa Catarina a figurar no Top 10 desse indicador.

Essa foi a primeira vez que a UFFS participou desse levantamento, pois é preciso que a instituição manifeste interesse em participar. Nesse ano, quem indicou a participação da UFFS foi a Desenvolve Consultoria Júnior, empresa multidisciplinar, ligada aos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul. Como embaixadora do projeto na UFFS, foi designada a aluna Loide Araújo Nascimento, da 5ª fase do curso. “Como embaixadora, meu trabalho foi contribuir para a realização da pesquisa na UFFS, desde a sua disseminação até a coleta de informações necessárias para a formação do índice”, conta Loide.

A participação da comunidade acadêmica da UFFS foi expressiva, sendo a 8ª instituição com o maior número de respostas. “No Estado do Paraná, fomos a universidade que obteve a maior participação no índice. Nesse quesito, fomos realmente muito bem”, comenta Loide.

Integrantes da Desenvolve - Consultoria Júnior durante a I Feira do Empreendedor, realizada no Campus Laranjeiras do Sul-PR

Para o reitor em exercício da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, o Índice é mais um resultado positivo para a Instituição. “É mais um ranking que mostra a UFFS no mapa da educação superior pública e de qualidade que é desenvolvida no Brasil. Esse resultado aponta que estamos no caminho no que diz respeito a uma formação ampliada do acadêmico. Formar profissionais e intelectuais com inovação é de suma importância em todas as áreas do conhecimento, pois empreender significa construir as condições para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões econômica, social e ambiental. A universidade tem um papel decisivo nisso, pois forma pessoas e oportuniza a construção de processos que podem integrar o conhecimento ao conjunto das políticas públicas de uma região. A ideia de uma economia solidária, que é uma das nossas linhas de formação e pesquisa, integra o cooperativismo, o associativismo e todas as demais formas de cooperação, que foram e seguem sendo decisivas para o desenvolvimento da nossa região. Essa avaliação é um reconhecimento ao trabalho de todos os docentes e estudantes que apostaram na ideia de extensão entre universidade e comunidade, formando os estudantes cada vez mais identificados com o contexto e os problemas regionais”, aponta.

Cultura Empreendedora

Segundo o Índice, esse indicador aponta que faz parte de uma postura empreendedora da universidade “a proatividade para resolver problemas, assumindo riscos e aproveitando as oportunidades. Em uma cultura empreendedora os discentes e docentes desenvolvem tal competência e deve haver flexibilidade em suas grades curriculares para que tais conhecimentos, habilidades e atitudes sejam desenvolvidos".

Para compor esse indicador, foram realizadas perguntas sobre a postura empreendedora do discente, do docente e também foi realizada a avaliação da grade curricular.

Conheça o Índice das Universidades Empreendedoras 2017.