Editora UFFS: nova publicação aborda diálogos sobre história ambiental e migrações
Livro foi escrito por 17 pesquisadores especialistas em conhecimento histórico

Publicado em: 03 de julho de 2018 17h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2018 11h07min

A terceira publicação de 2018 da Editora UFFS já está disponível para download. Trata-se da publicação “História Ambiental e Migrações – Diálogos”, organizada pelos professores Marcos Gerhardt, Eunice Sueli Nodari e Samira Peruchi Moretto. O livro foi publicado em formato impresso no mês de dezembro de 2017, com financiamento da Capes. Esta edição impressa teve coeditoria da Editora Oikos e Editora UFFS.

Os 14 capítulos da publicação foram escritos por 17 doutores, pesquisadores das temáticas de duas áreas do conhecimento histórico: migrações e história ambiental. Os diálogos possíveis entre esses dois campos consideram os movimentos populacionais passados e contemporâneos, a movimentação de grupos humanos das etnias Kaingang e Guarani por seus territórios, as grandes ondas de imigração de população de origem europeia não ibérica iniciadas no século XIX, as migrações internas posteriores dos descendentes de imigrantes europeus instalados, principalmente, no Sul do Brasil, e as emigrações, imigrações e deslocamentos atuais, de grupos humanos movidos por razões econômicas ou socioambientais.

O leitor poderá encontrar, ainda, de acordo com a professora da UFFS Samira Moretto, “considerações sobre a atração que os bens naturais disponíveis em outros lugares exerceram nesses movimentos, como possibilidade de subsistência ou de ganho econômico, as condições favoráveis e as limitações do meio ambiente aos grupos humanos que passaram a habitá-lo e, com mais ênfase, as transformações que esses grupos migrantes realizaram nos ambientes que ocuparam ou repovoaram”.

Expressando a expectativa dos organizadores, Moretto “espera que o livro sirva para aprofundar a compreensão das muitas interfaces possíveis entre os processos migratórios, um tema há muito tempo estudado, e à jovem história ambiental brasileira. A publicação nos formatos PDF, E-PUB e MOBI propiciará a presença na rede digital, ampliando o seu alcance ao público interessado”.

Sobre os organizadores

Eunice Sueli Nodari
Doutora em História pela PUC-RS. Professora no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA-UFSC).

Marcos Gerhardt
Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA-UFSC) e do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (UPF).

Samira Peruchi Moretto
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó. Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA-UFSC).

O livro “História Ambiental e Migrações – Diálogos” está disponível para leitura na página da Editora UFFS.