UFFS cria Manual de Identidade Visual

Publicado em: 08 de dezembro de 2009 10h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 17h03min

Florianópolis – O Manual de Identidade Visual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criado para preservar o uso da marca da instituição. A representação da chama, que ressalta o pioneirismo e a sabedoria, estará gravada nos totens de entrada dos campi em Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS) e Realeza e Laranjeiras do Sul (PR). O objetivo é valorizar a instituição e para que seja reconhecida de forma única pelo seu público interno e externo.

A utilização da marca deverá seguir as especificações técnicas do Manual. Ela estará, também, nas placas de sinalização interna e externa dos campi, adesivada na frota de veículos e aplicada em qualquer material produzido como bandeiras, outdoors, crachás de identificação, rótulos de CDs e DVDs, papelaria (cartões, envelopes, blocos, pastas) e em material promocional (camisetas, bonés, chaveiros, botons).

A representação gráfica da marca que traduz o conceito de uma instituição inovadora e comprometida com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão foi criada pela equipe da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), coordenada pelo designer gráfico Vicenzo Berti. Participou do grupo o estagiário Tiago Moritz Andrade, aluno de graduação de Design Gráfico da UFSC. Tiago, inclusive, incluiu no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a identidade visual da UFFS.

A marca da instituição se torna emblemática por expressar os fundamentos que nortearão o seu funcionamento. A chama, que representa o fogo, uma das primeiras tecnologias descobertas pela humanidade, indica uma forma inovadora de atuar, voltada à inclusão social. As três labaredas também têm um forte significado pelo fato de a UFFS estar localizada nos três estados do Sul do país. Representa, ainda, a comunidade universitária formada pelos estudantes, professores e técnicos que, juntos, buscarão a permanente excelência do tripé ensino, pesquisa e extensão. A cor verde da chama tripartite revela a preocupação com o ambiente e o desenvolvimento sustentável nas regiões em que a instituição está inserida.

O designer Vizenzo Berti ressaltou a importância de a UFFS ter a preocupação de criar uma identidade visual antes do seu funcionamento. “A marca ajuda a consolidar a imagem da instituição”.