UFFS consolida pesquisa com credenciamento de 31 grupos

Publicado em: 25 de fevereiro de 2011 10h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está finalizando a fase de certificação de 31 Grupos de Pesquisa (GPs), os quais envolvem 231 pesquisadores, 45 técnico-administrativos e 93 estudantes. As propostas levam em conta as áreas de pesquisa definidas pelo CNPq e as diretrizes do Documento Final da 1ª Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe).

O trabalho de constituição dos 31 Grupos de Pesquisa teve seu ponto inicial com a publicação da Orientação Normativa 003/PROPEPG/2010, destinada a orientar e estabelecer os procedimentos para a criação dos GPs. O documento, elaborado em conjunto pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pelas coordenações acadêmicas dos campi, foi constituído levando-se em conta as orientações estabelecidas pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e pelas diretrizes definidas no Documento Final da 1ª Coepe.

As propostas foram, então, apresentadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação que, após análise, aprovou os primeiros 31 Grupos de Pesquisa.  Os GPs foram organizados a partir de temáticas comuns de pesquisa, que se expressam por meio das linhas de pesquisa. Os interesses comuns de pesquisa têm relação direta com o Projeto Pedagógico de um ou mais cursos de graduação, e também com os programas de pós-graduação stricto sensu em fase de implantação pela UFFS.

A Diretoria de Pesquisa PROPEPG está preparando um encarte que apresenta o perfil dos primeiros grupos de pesquisa da UFFS. De acordo com a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, “é muito animador o entusiasmo revelado pelos docentes que rapidamente se articularam e se organizaram em GPs, muito deles multicampi”. Segundo ela, “a própria formação dos grupos, reunindo pesquisadores experientes e iniciantes, assim como estudantes e técnico-administrativos, revela o espírito de equipe e de colaboração que contagiou a todos neste primeiro ano de funcionamento”. Maria Helena destaca ainda como ponto favorável a criatividade e a preocupação com o papel social da pesquisa, na maioria das propostas apresentadas. “Esta característica já se manifesta nos 90 projetos de apoio à pesquisa aprovados nos editais 001 e 002”.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, um passo importante para a organização da pesquisa na UFFS acaba de ser dado com a institucionalização dos GPs. “Em menos de um ano de existência da UFFS conseguimos definir as políticas fundamentais para a pesquisa e organizá-las em seus aspectos essenciais. Lançamos dois editais de pesquisa em novembro com a finalidade de apoiar os nascentes grupos de pesquisa”.

Conforme o pró-reitor, as primeiras sete propostas de criação de cursos de pós-graduação stricto sensu estão ancoradas nas propostas dos GPs. “Neste ano, realizaremos várias atividades envolvendo os líderes e os componentes dos grupos. Temos claro que os GPs são unidades estruturantes da pesquisa em uma universidade. O compromisso da  instituição e o envolvimento dos pesquisadores com os grupos de pesquisa deve ser permanente”, reitera Trevisol.

Grupos de Pesquisa da UFFS

Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial
Líder: Ilson Wilmar Rodrigues Filho

Grupo de Estudos Gramaticais
Líder: Morgana Fabíola Cambrussi

Agroecologia
Líder: Paulo Henrique Mayer

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM
Líder: Erica do Espírito Santo Hermel

Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação Escolar e Não Escolar
Líder: Siomara Aparecida Marques

Ecologia e Conservação Biológica
Líder: Paulo Afonso Hartmann

Linguagem e Contexto Social
Líder: Marcelo Jacó Krug

Grupo de Pesquisa em Monitoramento e Qualidade Ambiental
Líder: Ildemar Mayer

Grupo de Pesquisa em Teorias e Processos de Desenvolvimento
Líder: Antônio Inácio Andrioli

Grupo de Pesquisas em Gestão Estratégica e Desenvolvimento Regional (GEDR)
Líder: Álvaro de Oliveira Borges Filho

Biotecnologia
Líder: Sérgio Luiz Alves Júnior

Grupo de Pesquisa em Educação Matemática – GPEMAT
Líder: Pedro Augusto Pereira Borges

Teoria do Conhecimento e Educação
Líder: Ilton Benoni da Silva

Sanidade Animal
Líder: Adolfo Firmino da Silva Neto

Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.
Líder: Pedro Ivan Christoffoli

Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos
Líder: Cleber Ori Cuti Martins

Segurança alimentar e nutricional – SAN
Líder: Rozane Aparecida Toso Bleil

Lingua(gem), discurso e subjetividade
Líder: Angela Derlise Stübe

Métodos Numéricos e Modelagem Computacional
Líder: Wanderson Gonçalves Wanzeller

Ensino e aprendizagem de língua e literatura
Líder: Claudia Finger-Kratochvil

Marxismos, política e sociedade (GEMA)
Líder: Danilo Enrico Martuscelli

Núcleo de estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP)
Líder: Adriano Rodrigues de Oliveira

Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Líder: Denio Duarte

História e Sociedades na América Latina
Líder: Paulo José Sá Bittencourt

Sociedade, movimentos migratórios e história ambiental (Fronteira Sul do Brasil, séc XVI a XXI)
Líder: Antonio Marcos Myskiw

Cultura e Identidades
Líder: Leonardo Santos Leitão

Ensino de Língua e Literatura
Líder: Sabrina Casagrande

Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea
Líder: Vanderlei de Oliveira Farias

Gestão da Inovação
Líder: Solange Maria da Silva

Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação.
Líder: Maria Helena Cordeiro

Educação Científica e Tecnológica (ECiTe)
Líder: Julio Murilo Trevas dos Santos