UFFS avalia VIII Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial – SINPET
Evento ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro

Publicado em: 27 de outubro de 2020 13h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2020 16h10min

O Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial (SINPET) é realizado, a cada ano, num campus diferente da Universidade da Fronteira Sul, com responsabilidade de um grupo do PET. O SINPET vem sendo realizado desde 2013, sendo que a primeira edição ocorreu no Campus Chapecó.

Neste ano, o Grupo PETCiências ficou encarregado da organização do VIII SINPET. O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de outubro, com o tema “10 anos de PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas”, no formato on-line, em virtude do distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Os encontros previstos na programação aconteceram via plataforma Cisco Webex Meetings e foram transmitidos pela plataforma Facebook na Fanpage do PETCiências.

O evento contou com a participação dos grupos PET da UFFS: PET Práxis-Conexões de Saberes, PET Letras e Pedagogia-Assessoria Linguística e Literária, PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar, PET Conexões de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia e PETCiências. Também participaram o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação(CLAA) e os pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão.

Nesta edição, o evento possibilitou a publicação de trabalhos dos grupos em livro eletrônico, em que cada grupo submeteu três trabalhos, sendo um em cada eixo estruturante do PET: Ensino, Pesquisa e Extensão, totalizando 15 trabalhos, 5 em cada temática. O livro será publicado com recursos da UFFS, destinados ao evento pela Pró-Reitoria de Graduação. Os trabalhos foram apresentados em roda de conversa on-line e discutidos no dia 23 à tarde nos GDT’s específicos e, logo depois, socializados na plenária final, na mesma tarde, como objetivo de gerar novos entendimentos sobre os eixos e desdobramentos, como o estudo de processos de formação sobre a investigação-ação, cuja demanda foi levantada na plenária.

As discussões e debates foram centrados na trajetória e desenvolvimento dos 10 anos do PET na UFFS e com debates sobre os desafios para os próximos anos do PET, reforçando o trabalho e comprometimento Programa com a formação acadêmica dos estudantes. Entre as pautas principais de desafios estão: a manutenção de recursos de custeio da Pró-Reitoria de Graduação e do FNDE, estrutura própria para os grupos nos campi, fortalecimento do CLAA, maior interação com as pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, reconhecimento dos lugares do PET na UFFS, ampliação da visibilidade do Programa na UFFS e na web, bem como sua consolidação na UFFS.

O grupo PETCiências agradece a todos os participantes.