UFFS amplia assistência estudantil em tempos de pandemia
Estratégias foram desenvolvidas pela PROAE

Publicado em: 14 de maio de 2020 09h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2020 10h05min

Como a comunidade acadêmica e a comunidade regional podem acompanhar, a UFFS, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, vem tomando medidas para amenizar, dentro do possível, os efeitos causados pelo processo de isolamento dos estudantes da Instituição. Uma das principais ações foi a ampliação dos auxílios socioeconômicos.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Rubens Fey, explica que foram realizadas alterações possíveis e necessárias. “O acompanhamento e o prolongamento do processo de isolamento dos estudantes que estão longe dos seus núcleos familiares levaram a tomarmos algumas decisões. Temos uma grande preocupação com a segurança alimentar dos estudantes e, para isso, duas ações foram tomadas neste momento: 1) considerando o maior custo dos alimentos adquiridos pelos estudantes em supermercados, superior ao pago nos restaurantes universitários (RUs), que atualmente estão fechados, tornou-se necessária a revisão destes valores. 2) paralelo a essa decisão, dicas sobre conservação de alimentos foram preparadas pelas nossas nutricionista para nossos estudantes”, conta.

Além do aumento na concessão do auxílio alimentação, também foram concedidos auxílios complementares, que beneficiaram, diretamente, 770 estudantes. Nas ações, desde março, foram investidos, aproximadamente, R$ 420 mil, da seguinte forma:

Ação 1: R$ 135.000,00 (3 meses de auxílio alimentação diferenciado);

Ação 2: R$ 158.000,00 (soma das duas edições de março e abril do auxílio complementar);

Ação 3: R$ 126.400,00 (previsão de valor para maio do auxílio complementar).

Esses recursos, conforme explica Fey, são oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). “São provenientes de outras ações que não serão possíveis de serem executadas por conta da pandemia e, por isso, serão redirecionadas a mais essa ação emergencial”, afirma.

O pró-reitor também comenta sobre outras ações realizadas pela Pró-Reitoria. “Após a necessidade de fechar os Rus, em função da pandemia, foram criados vários cenários na medida que essa situação se prolonga. Considerando o acompanhamento desses estudantes, verificamos que esse aumento era necessário. Mas o auxílio socioeconômico é apenas uma parte do cuidado com o estudante. Toda equipe da PROAE e dos Setores de Assuntos Estudantis dos Campi estão prestando seus serviços pedagógicos,  psicológicos e atendimentos sociais, de forma remota”, aponta.

“Desde abril estamos acompanhando a saúde mental dos estudantes em isolamento social. Esse trabalho está sendo conduzido pelas psicólogas e psicólogos dos SAEs. Para organizar esse atendimento, a PROAE disponibiliza no site da UFFS um menu ´Preciso de Ajuda´ com o contato dos profissionais que estão habilitados a prestar atendimento on-line”, conta. “Novos pedidos e renovações/atualizações da análise socioeconômica também estão ocorrendo de forma remota, com envio dos documentos necessários de forma digital. Basta que os estudantes busquem orientação sobre esse procedimento no SAE do seu campus pelos canais disponíveis neste mesmo link”, finaliza Fey.

Para o reitor, Marcelo Recktenvald, é parte da cultura da UFFS, desde a sua concepção, o cuidado com os estudantes vulneráveis. “Nossa Universidade existe para atender a um público amplo, que inclui uma população anteriormente excluída do acesso e permanência na Educação Superior. Cerca de 90% dos alunos da UFFS são oriundos da escola pública. Assim, no atual contexto de pandemia, as ações da Universidade têm focado esforços na atenção ao estudante, de modo a preservar sua segurança, sua saúde e seu vínculo institucional. Não estamos apenas ampliando os auxílios socioeconômicos, com auxílios complementares equivalentes a cestas básicas. Estamos fazendo muito mais. Dentre outras atividades, a UFFS oferece, por meio dos setores de Assuntos Estudantis dos campi, um conjunto de ações de cuidado e atenção, que contempla apoio pedagógico, psicológico, serviço social, bem como auxílios socioeconômicos, como já comentado. Superaremos juntos esta fase difícil e sairemos fortalecidos”.

Se você, estudante, precisar de ajuda é só acessar o menu Preciso de ajuda.