Tecnologia a um toque da sala de aula

Publicado em: 06 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Estudantes acompanhando um texto projetado pelo professor em um quadro têm uma aula diferenciada. Isso não é novidade na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mas, em breve, eles acompanharão o professor assinalando as partes mais importantes do texto, destacando um tópico e até mesmo escrevendo notas explicativas. E tudo numa grande tela sensível ao toque.

A novidade chegou há pouco na UFFS, no fim de agosto. Ainda está em testes pelas diretorias de Infraestrutura e de Sistemas, mas promete dar mais liberdade ao professor e chamar mais a atenção dos alunos ao conteúdo.

As lousas interativas, além de usarem a tecnologia touchscreen, possuem a função vidro: permitem que anotações possam ser feitas diretamente na tela. Ao final, o professor escolhe se deseja salvar ou não as alterações. O software das lousas reconhece manuscritos, portanto as anotações do professor podem ser salvas e encaminhadas, posteriormente, aos alunos. Ficam disponíveis, também, aplicativos de apoio, como calculadora.

Para o diretor de Sistemas – e também professor -, Bráulio Adriano de Mello, a tecnologia dá grande independência do computador ao professor e não desvia a atenção durante a aula.
São 23 lousas ao total, num investimento de mais de R$ 160 mil. Os campi vêm recebendo os materiais nas últimas semanas. Depois dos processos de instalação e testes, as diretorias devem repassar informações sobre o uso das lousas aos professores para, então, os equipamentos começarem a ser utilizados nas salas.

Uso de tecnologia vem sendo marca
A mobilidade de informações foi privilegiada desde o início pela UFFS. Logo que chegou, cada professor da instituição recebeu um notebook. A decisão da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, sob o comando do professor Rogério Cid Bastos, facilitou o trabalho dos professores, com o manuseio mais ágil e o uso do recurso independente de um local pré-definido. Notebooks também são emprestados para alunos, conforme a necessidade e de acordo com regras pré-estabelecidas.

Quando precisa expor um texto, uma figura ou qualquer arquivo que esteja em seu computador, o professor deve apenas ligar um cabo. Isso porque todas as salas de aula e laboratórios de informática estão equipados com um data show.

A pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves, destaca que a humanidade está num momento histórico que não vive mais sem a mediação tecnológica, e isso não se diferencia na docência. Ela lembra que os recursos não garantem a qualidade da educação, mas representam o mínimo que uma instituição pode colocar à disposição da qualidade da educação. “Todos são instrumentos de mediação da prática docente; são fundamentais para qualificar o exercício da docência”.

O pacote tecnológico da UFFS tem mais novidade. Recentemente a instituição adquiriu um nobreak compatível com o porte de storage – uma unidade de armazenamento de dados de última geração – com capacidade de 11 terabytes. Para comparar: 2.950 pen drives de 4 gigabytes tem a mesma capacidade do storage. E ele ainda é expansível 10 vezes mais.

Conforme o diretor de Infraestrutura, José Antônio Alves Duarte, além do armazenamento, a unidade é usada para cópias de segurança e replicação de dados. Como benefícios do uso da unidade, ele cita a preservação e segurança dos dados da UFFS (com as cópias de segurança) e velocidade de acesso. A equipe da Tecnologia da Informação tem tomado um cuidado especial com o equipamento: o storage precisa de tomadas eléticas especiais, uma alimentação estabilizada e um local com ar condicionado para funcionamento. Com as adaptações necessárias no prédio, a UFFS poderá contar com a unidade em breve.

Para o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Rogério Cid Bastos, a UFFS deve ficar em posição de destaque perante as universidades federais no quesito tecnologia. “A UFFS quer se apropriar da tecnologia para o desempenho das atividades didáticas, de pesquisa e extensão, contribuindo para a qualidade das três áreas e no desenvolvimento da região”.