Servidores técnico-administrativos são jovens

Publicado em: 28 de janeiro de 2010 08h01min / Atualizado em: 17 de março de 2017 09h03min

Florianópolis – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terá um quadro de servidores técnico-administrativos formado em sua maioria por jovens. E a origem de boa parcela deles é de cidades gaúchas. Os homens são em maior número.

É o que revela o perfil elaborado pela Secretaria de Tecnologia e Informação da instituição, a partir de dados coletados pela Coperve. De acordo com a análise dos dados, a média de idade dos aprovados no concurso é de 30 anos.

No geral, 60% dos aprovados têm entre 20 e 30 anos. Só 2% têm entre 51 e 55 anos. Para o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, essas informações mostram uma universidade com um pessoal bastante jovem: “Evidentemente haverá muita energia criativa à disposição da nova instituição”, ressalta ele.

No quadro dos técnico-administrativos, o sexo masculino prevalece. Eles são 56% e elas 44%. Esses dados contrastam com outro: as mulheres são a maioria nas universidades tanto no ingresso como na conclusão dos cursos. Ristoff afirma que em 2006, entre os ingressantes nas instituições de ensino superior do país, as mulheres representavam 55,1% do total nos cursos de graduação e os homens 44,9%.

Das cidades de procedência dos técnico-administrativos selecionados, as gaúchas lideram com o maior número. Pela pesquisa, 45% de todos os aprovados têm origem no Rio Grande do Sul, com maior participação de Erechim, 19% e Santa Maria, 18%. E de Santa Catarina são 28% e desses, 54% são de Chapecó e 11% de Florianópolis. Do Paraná são 24% e os principais domicílios são Laranjeiras do Sul, sede de campus, com 13% e Francisco Beltrão, 11%. No geral 3% vieram de outros estados.