Servidores da UFFS participam de capacitação em equipamentos de alta performance
Docentes e técnicos de laboratórios de cinco campi receberam informações sobre os cromatógrafos gasosos disponíveis nos laboratórios da Instituição

Publicado em: 18 de novembro de 2019 15h11min / Atualizado em: 18 de novembro de 2019 17h11min

Servidores de cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul participaram, nos dias 13 e 14 de novembro, no Campus Chapecó, de atividades de capacitação de aplicação na técnica de cromatografia gasosa, desenvolvidas especificamente para os cromatógrafos gasosos disponíveis na UFFS (modelo QP2010 da marca Shimadzu).

Durante os dois dias nove servidores, entre técnicos de laboratório e docentes, que já trabalham com cromatografia nas centrais de análise dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul, e um  servidor do Campus Realeza, que pretende adquirir o cromatógrafo gasoso para o Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos,  participaram da capacitação.

Conforme a Secretaria Especial de Laboratórios, que, com o Departamento de Capacitação da UFFS, organizou a capacitação, “apesar de os equipamentos já estarem em uso na Instituição, a sua alta complexidade, tanto de operação quanto de interpretação dos dados gerados, demanda constante capacitação dos operadores. Ademais, os equipamentos são de alto valor e necessitam de verificações e manutenções periódicas por parte dos responsáveis”.

Para o professor Luciano Tormem, do Campus Laranjeiras do Sul, “a capacitação foi muito importante e produtiva. Nós já estávamos trabalhando com o equipamento para atividades de pesquisa relacionadas aos Mestrados e a Graduação, entretanto faltava conhecimento sobre alguns aspectos da cromatografia a gás, que foram adquiridos neste curso e certamente melhorará a qualidade dos resultados obtidos, nos auxiliará no cuidado e manutenção do equipamento (é de alto custo) e possibilitará que os envolvidos com análises desse tipo venham a conhecer uma segunda estratégia de identificação de compostos (uma já dominávamos), que é fator de retenção, o qual permitirá obtermos dados mais confiáveis nas atividades de pesquisa”.

Do Campus Cerro Largo, participou a professora Liziara da Costa Cabrera, para quem “a capacitação foi muito produtiva, uma vez que os campi não estavam explorando toda capacidade do equipamento (GC-MS). O cálculo do índice de retenção (IR) com o uso n-alcanos é importantíssimo para identificação de compostos e caracterização de diversos tipos de amostras como de óleos essenciais e outras. A utilização do IR no próprio software é uma ferramenta de grande valia, mas pouco usada, por fazer parte de treinamento avançado no equipamento, que foi dado agora. Além disso, a segunda parte do curso foi em relação ao uso do equipamento para quantificação, que não estava sendo usado em nenhum dos campi. Também essa parte do treinamento foi bastante produtiva e tende a ampliar o escopo das análises hoje realizadas no equipamento”.

Os laboratórios situados nos campi possuem diversos equipamentos necessários para o desenvolvimento de práticas laboratoriais associadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Na opinião do coordenador adjunto de Laboratórios do Campus Chapecó, Luiz Gustavo Ecco, “esses equipamentos trazem ferramentas de alta tecnologia que proporcionam aos discentes o melhor aproveitamento das atividades práticas, assim como garante à Universidade o crescimento e a modernização do ensino. A oportunidade que os estudantes têm de ter contato com novas tecnologias e desenvolver habilidades dentro do cenário de atuação de cada curso é primordial para a formação de profissionais capacitados, possibilitando que o conhecimento adquirido possa ser transferido diretamente para a população, gerando impactos positivos para toda a sociedade”.

O diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf, também entende que “essa capacitação e outras que dizem respeito aos equipamentos existentes nas centrais analíticas visam cada vez mais melhorar o atendimento e o suporte a demandas de pesquisadores da Instituição, usuários desses equipamentos. Geralmente esses momentos possibilitam que equipamentos que são multiusuários possam ter treinamento operacional qualificado para realização de análises e interpretação de resultados, bem como possibilitar que os que estão realizando esses cursos possam depois disseminar o conhecimento, compartilhando nos seus campi”.

SOBRE O EQUIPAMENTO

A cromatografia gasosa com espectrômetro de massas ou GC-MS é uma técnica amplamente utilizada e poderosa. Com ela pode-se analisar elementos em concentrações muito baixas e obter-se informações adicionais sobre o peso molecular de compostos. Diversas áreas podem fazer uso dessa ferramenta, como ambiental, forense, jurídica, de alimentos e bebidas, de óleo e gás natural.
Além do uso no ensino e na pesquisa, a UFFS pode fazer uso dos equipamentos das centrais de análise para atividades de Extensão e, futuramente, se for o caso, para prestação de serviços.