Servidora da UFFS recebe Comenda do Legislativo Catarinense
A indicação foi pelo seu trabalho com os Imigrantes no Estado

Publicado em: 01 de dezembro de 2021 10h12min / Atualizado em: 01 de dezembro de 2021 10h12min

A servidora técnica administrativa da UFFS, lotada na Diretoria de Organização Pedagógica (DOP) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e membro da Comissão institucional do Prohaiti, Sandra de Ávila Farias Bordignon, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense pelo reconhecido trabalho que vem realizando no decorrer dos anos junto aos migrantes no Estado. A indicação da comenda partiu do deputado estadual, Fabiano da Luz, proponente da Política de atendimento aos imigrantes de Santa Catarina.

Sandra é pesquisadora da migração em Santa Catarina. Na cidade de Nova Erechim, em 2013, ministrou aulas de português voluntariamente para os primeiros 48 haitianos que chegaram na cidade. Coordenou o grupo de estudos sobre Imigração na Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC), na UFFS, de 2014 a 2020, estudando também "A inserção dos imigrantes haitianos nos espaços escolares e não escolares no Oeste de SC", que deu origem a sua dissertação do mestrado na Unochapecó.

A servidora também participou do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2020. As ações do grupo resultaram na Lei 18.018/2020, que institui a Política Estadual para a População Migrante. Atualmente é membro da Comissão Pró-Haiti na UFFS e da Comissão Pró-imigrante e voluntária no Serviço de Pastoral do Migrante do Brasil, em que tem defendido a criação de comitês de apoio aos imigrantes nas cidades onde eles residem, prestando assessoria com o Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina (GAIROSC). O programa tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na região Oeste.
De acordo com o deputado estadual, Fabiano da Luz, a homenagem à Sandra, homenageia todos que de forma voluntária auxiliam e trabalham com os imigrantes no Estado e pelos seus relevantes serviços prestados a diversos grupos de apoio e estudo ao Imigrante.

Para Sandra, o recebimento da comenda foi um momento de muita alegria. “Foi emocionante, posso afirmar que não tenho palavras pra agradecer ao apoio de sempre e as inúmeras manifestações de carinho. Eu nunca estive sozinha e divido todo esse reconhecimento com todos que atendem, acolhem e apoiam os imigrantes. E é sempre bom lembrar que somos todos migrantes”, afirmou.