Seminário sobre Migrações reuniu diversas instituições para debater o tema
Evento aconteceu na última semana

Publicado em: 28 de setembro de 2022 16h09min / Atualizado em: 28 de setembro de 2022 16h09min

Na última semana, a UFFS – Campus Chapecó recebeu o I Seminário de Pesquisa sobre Migrações e o I Encontro Sul-Brasileiro de Estudantes Imigrantes no Ensino Superior. O evento recebeu diversas instituições e estudantes do país para discutir sobre o tema das migrações humanas. Na programação do Seminário, tiveram palestras, apresentações de trabalhos, apresentações culturais e rodas de conversa.

A programação foi pensada de modo a ser abrangente para propiciar uma formação a todos que se interessam pela temática na UFFS e fora dela, visando compreender a questão da migração, sensibilizar e atuar para buscar caminhos cada vez mais humanitários, para fomentar políticas públicas voltadas à população migrante do seu entorno.

Na abertura do evento, o defensor público federal da Defensoria Pública da União, João Chaves, que atua na área de migrações e refúgio, falou sobre Movimento Migratório no viés contemporâneo. Para ele, cada vez mais a migração é um fenômeno global importante, e principalmente aqui na região de Chapecó. “É muito importante valorizar a experiência dos estudantes imigrantes, dar voz para que eles possam falar, apresentar suas pesquisas, e a Defensoria Pública da União entende que é muito importante o reconhecimento do estudante imigrante, de suas potencialidades e a garantia do direito à educação, então só temos de parabenizar pela iniciativa da Universidade”, afirmou.

No segundo dia de evento foi a vez da palestra do Coordenador da Missão Paz e do Centro de Estudos Migratórios de São Paulo, Padre Paolo Parise, que falou sobre a experiência do centro. Para ele, a participação no evento foi enriquecedora. “Ver que tem tantos estudantes que estão aprofundando seus conhecimentos, se formando. Isso também traz uma riqueza porque, às vezes, olhamos o imigrante só como trabalhador, esquecemos que também é pesquisador, que veio aprofundar conhecimento e trazer conhecimento. Então realmente é um evento inovador e, além de tudo, de trocas de informações, de pesquisas, trocas de sonhos, busca de soluções, então além do conhecimento, tem este potencial de inovação em relação ao processo migratório e inserção local”, ressaltou.

A coordenadora do evento e diretora de políticas de graduação da UFFS, Rosenei Cella, avaliou que o seminário superou as expectativas, pois foram dois dias de compartilhamento de experiências e sentimentos. “Em muitos momentos fomos surpreendidos, especialmente quando escutamos o que os estudantes imigrantes relatavam. Também recebemos muitos feedbacks dos participantes, todos se mostraram muito satisfeitos, numa espécie de encantamento diante das discussões. A UFFS se destacou com a potente política de acesso ao ensino superior de imigrantes”, afirmou.

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, que participou da abertura do evento, afirmou que o seminário reafirmou a identidade institucional da UFFS, especialmente sua preocupação com a solidificação das iniciativas para o fortalecimento das redes de apoio para os migrantes. “Compreender adequadamente o fenômeno da migração em nossa região pode contribuir na definição de agendas para as políticas públicas relacionadas à migração, além do enriquecimento multicultural do nosso ecossistema. Nosso evento, que reuniu diversas instituições, representou também uma ação de cuidado de pessoas que se importam com pessoas”, concluiu.

O I Seminário de Pesquisa sobre Migração: Fortalecendo Redes de Apoio, junto com o I Encontro Sul-Brasileiro dos Estudantes Imigrantes no Ensino Superior, foi promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a partir da Pró-Reitoria de Graduação, com apoio da Unochapecó, IFSC Chapecó, Pastoral do Migrante e Gairosc.