Publicado em: 08 de julho de 2019 17h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2019 13h07min
A Diretoria de Alimentação e Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul implementou, entre os dias 13 a 24 de maio, pesquisa de satisfação em relação aos serviços prestados pelos restaurantes universitários em funcionamento nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Realeza e Laranjeiras do Sul.
A pesquisa foi aplicada em formulário padronizado, elaborado em plataforma do google docs, com encaminhamento via e-mail aos estudantes e servidores de cada um dos campi. A ação contou com a participação de 1471 respondentes, sendo a grande maioria estudantes, na faixa etária de 17 a 25 anos. Conforme o levantamento, a frequência de utilização dos Restaurantes por esse público é alta, representada pelos quase 40% que utilizam o RU diariamente, seguidos dos mais de 32% que o fazem de 3 a 4 vezes na semana. Em todos os campi pesquisados, a refeição mais procurada é o almoço, sendo que uma parcela significativa, quase 30%, realiza almoço e jantar.
Outros fatores também foram averiguados junto ao público respondente, entre eles o grau de satisfação com variedade do cardápio, temperatura dos alimentos, sabor e aroma dos alimentos, suco (não se aplica a Realeza que não oferta este item), apresentação visual, horário de atendimento, tempo de espera na fila, meios de divulgação do cardápio e qualidade geral dos serviços. Nesses quesitos houve prevalência da categoria “satisfeito” em todos os campi pesquisados.
Em relação à preparação vegetariana, destacou-se a opção “indiferente”. “Provavelmente por ser uma opção consumida em sua maioria pelo público adepto à dieta isenta de carne, que representam uma parcela reduzida dos comensais”, entende a diretora de Alimentação e Nutrição, Bruna Roniza Mussio. Quanto à organização dos utensílios e do local, teve destaque a opção “muito satisfeito” nos campi Cerro Largo, Chapecó e Realeza e “satisfeito” nos demais. Em relação à limpeza das instalações sanitárias, em Cerro Largo os respondentes estão “muito satisfeitos” e nos demais locais “satisfeitos”.
Sobre o atendimento prestado pela equipe dos Restaurantes Universitários, com exceção de Erechim, onde a prevalência foi “satisfeito”, em todos os demais prevalece a percepção “muito satisfeito”. Situação similar ocorre em relação ao custo-benefício do RU (preço x serviço), em que a prevalência é de usuários “muito satisfeitos” em todos os campi, com exceção de Laranjeiras do Sul, onde afirmam estar “satisfeitos”,
Além das questões objetivas, o formulário contou com uma questão aberta a críticas e sugestões, cujos dados levantados servirão para embasar adequações necessárias nos serviços prestados pelas unidades localizadas nos campi onde funcionam os Restaurantes Universitários da UFFS.
Quadro de participação por campus
Campus |
Respondentes |
Estudantes |
Frequência uso RU |
Refeições realizadas |
Cerro Largo |
286 |
93,7% |
38,8% diariamente 41,6% de 3 a 4/semana |
59,4% almoço 2,4% jantar 38,1% almoço e jantar |
Chapecó |
367 |
87,7% |
44,4% diariamente 29,7% de 3 a 4/semana |
48,2% almoço 24% jantar 27,8% almoço e jantar |
Erechim |
342 |
88,3% |
39,5% diariamente 35,4% de 3 a 4/semana |
57,3% almoço 21,9% jantar 20,8% almoço e jantar |
Laranjeiras do Sul |
291 |
92,8% |
38,1% diariamente 30,6% de 3 a 4/semana |
40,5% almoço 20,6% jantar 38,8% almoço e jantar |
Realeza |
185 |
96,2% |
34,1% diariamente 24,6% de 3 a 4/semana |
50,3% almoço 27,6% jantar 22,2% almoço e jantar |
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