Resultado de pesquisa de satisfação dos Restaurantes Universitários da UFFS é divulgado
Pesquisa foi aplicada de 13 a 24 de maio, em cinco campi da UFFS

Publicado em: 08 de julho de 2019 17h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2019 13h07min

A Diretoria de Alimentação e Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul implementou, entre os dias 13 a 24 de maio, pesquisa de satisfação em relação aos serviços prestados pelos restaurantes universitários em funcionamento nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Realeza e Laranjeiras do Sul.

A pesquisa foi aplicada em formulário padronizado, elaborado em plataforma do google docs, com encaminhamento via e-mail aos estudantes e servidores de cada um dos campi. A ação contou com a participação de 1471 respondentes, sendo a grande maioria estudantes, na faixa etária de 17 a 25 anos. Conforme o levantamento, a frequência de utilização dos Restaurantes por esse público é alta, representada pelos quase 40% que utilizam o RU diariamente, seguidos dos mais de 32% que o fazem de 3 a 4 vezes na semana. Em todos os campi pesquisados, a refeição mais procurada é o almoço, sendo que uma parcela significativa, quase 30%, realiza almoço e jantar.

Outros fatores também foram averiguados junto ao público respondente, entre eles  o grau de satisfação com variedade do cardápio, temperatura dos alimentos, sabor e aroma dos alimentos, suco (não se aplica a Realeza que não oferta este item), apresentação visual, horário de atendimento, tempo de espera na fila, meios de divulgação do cardápio e qualidade geral dos serviços. Nesses quesitos houve prevalência da categoria “satisfeito” em todos os campi pesquisados.

Em relação à preparação vegetariana, destacou-se a opção “indiferente”. “Provavelmente por ser uma opção consumida em sua maioria pelo público adepto à dieta isenta de carne, que representam uma parcela reduzida dos comensais”, entende a diretora de Alimentação e Nutrição, Bruna Roniza Mussio. Quanto à organização dos utensílios e do local, teve destaque a opção “muito satisfeito” nos campi Cerro Largo, Chapecó e Realeza e “satisfeito” nos demais. Em relação à limpeza das instalações sanitárias, em Cerro Largo os respondentes estão “muito satisfeitos” e nos demais locais “satisfeitos”.

Sobre o atendimento prestado pela equipe dos Restaurantes Universitários, com exceção de Erechim, onde a prevalência foi “satisfeito”, em todos os demais prevalece a percepção “muito satisfeito”. Situação similar ocorre em relação ao custo-benefício do RU (preço x serviço), em que a prevalência é de usuários “muito satisfeitos” em todos os campi, com exceção de Laranjeiras do Sul, onde afirmam estar “satisfeitos”,

Além das questões objetivas, o formulário contou com uma questão aberta a críticas e sugestões, cujos dados levantados servirão para embasar adequações necessárias nos serviços prestados pelas unidades localizadas nos campi onde funcionam os Restaurantes Universitários da UFFS.

Quadro de participação por campus

Respondentes

Frequência uso RU