Representante da Embaixada do Haiti visita a UFFS
O Encarregado de Negócios a.i da Embaixada do Haiti participou de várias agendas em Chapecó

Publicado em: 19 de agosto de 2019 16h08min / Atualizado em: 20 de agosto de 2019 09h08min

Na última semana, o Encarregado de Negócios a.i da Embaixada do Haiti, Mario Chouloute, esteve visitando a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Também acompanhou a visita a secretária do Encarregado de Negócios a.i., Natália dos Anjos Marques.
Durante a visita, Chouloute teve agendas com os estudantes haitianos da UFFS, com o Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial (CRDHIR) Marcelino Chiarello, onde comemorou o passaporte de número 500 emitido pelo Centro. Visitou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e participou da formatura do primeiro estudante haitiano pelo Programa de Acesso à Educação Superior para Estudantes Haitianos (ProHaiti). Os estudantes haitianos também organizaram uma confraternização para dar as boas-vindas a Chouloute com música e comidas típicas do Haiti.

Sobre a visita, Chouloute afirmou que foi muito importante e preparada para conhecer e encontrar os estudantes haitianos e membros da comunidade haitiana da cidade. “Chapecó abriga mais de cinco mil haitianos, então podemos dizer que a comunidade haitiana é muito grande, mas também é uma comunidade que encontra muitas dificuldades, não só aqui, mas em todos os lugares do Brasil. Então aproveitamos a visita para falar com os membros da Universidade e da Prefeitura para ver como solucionar alguns dos problemas que essa comunidade enfrenta”, explicou.
Já sobre a formatura do estudante de Agronomia, Bachelor Louis, o primeiro estudante haitiano a se formar na Universidade pelo Programa de Acesso à Educação Superior para Estudantes Haitianos (ProHaiti), Chouloute falou que foi um grande evento, pois para muitos haitianos a integração é muito difícil. “Todos os estudantes haitianos têm que enfrentar muitas etapas, muitas coisas difíceis para chegar, para terminar o ciclo universitário, então não só felicitamos o estudante, mas todo o corpo universitário que sempre se mostrou paciente e disposto a ajudar esses estudantes”.

Chouloute também lembrou da importância do PROHAITI, que possibilita que a comunidade haitiana possa estudar numa universidade pública. “Esse programa foi firmado logo após a catástrofe mais grave da história do Haiti, que vitimou 300 mil pessoas e destruiu muitas estruturas universitárias. O Brasil ofereceu sua ajuda nesse período, então tem um grande significado para nós. E esse programa chegou num momento de muita necessidade e continua sendo muito importante, não só para a Embaixada, mas para a comunidade haitiana e para o governo haitiano também”, concluiu.
PROHAITI
O PROHAITI, criado em parceria entre a UFFS e a Embaixada do Haiti no Brasil em 2013, é um programa que visa a contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. O acesso é através da oferta de vagas suplementares preenchidas por meio de processo seletivo especial.