Reitor da UFFS participa de missão internacional da FAPESC
Comitiva catarinense retorna ao Brasil com expectativas de novo momento na internacionalização acadêmica

Publicado em: 06 de dezembro de 2022 11h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2022 11h12min

Com as agendas cheias de anotações, fotos registrando cada espaço com novidades, novos contatos nos celulares e em cartões de visitas trocados, a comitiva catarinense que viajou ao Japão e a Singapura ao longo dos últimos 15 dias voltou a Santa Catarina na última semana com muito trabalho pela frente e, principalmente, excelentes perspectivas para o futuro. Foram mais de 60 horas a bordo em deslocamento em carro, avião, ônibus e até trem bala, passando por nove cidades, em busca de resultados para a educação superior e, logo, para o desenvolvimento catarinense.

Liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o grupo visitou universidades, embaixadas e espaços de inovação nos países com a proposta de conhecer as prioridades no que diz respeito à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico à e inovação. No grupo de lideranças das IES Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, Udesc, UFFS, UFSC, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc.

O resultado dos contatos feitos, das informações trocadas e conhecimentos adquiridos, para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, já são visíveis na integração entre as lideranças acadêmicas catarinenses, nas discussões geradas, nas ideias que surgiram e, a médio e longo prazo, nas parcerias firmadas. “Pudemos ver de perto aquilo que até então era entrave para as parcerias internacionais e estudar as formas para viabilizar novas possibilidades de intercâmbio de conhecimento. Fomos recebidos com entusiasmo e em muitas das instituições pelas quais passamos já deixamos as sementes plantadas para o cultivo breve. Vamos chegar nos nossos espaços de atuação com muito trabalho a ser feito a partir dos contatos realizados na Ásia. Temos a convicção que o futuro dessas relações será muito próspero”, pontua, confiante nas parcerias a serem firmadas por meio da Fapesc com as instituições.

Para o reitor Marcelo Recktenvald, que participou da missão representando a UFFS, “além de aproximar as instituições catarinenses do ecossistema de inovação  dos dois países visitados, e que servem como fonte de inspiração para nossas instituições, nós ganhamos muito também com a aproximação das instituições catarinenses, que foi proporcionada pela viagem. Esse contato representa uma vantagem enorme para o futuro das nossas universidades”, avalia.

Em cada instituição visitada pela comitiva foi possível realizar a troca de contatos pessoais, a apresentação de pesquisas e projetos que coadunam com o trabalho feito pelos anfitriões e o alinhamento de colaborações internacionais. Entre as possibilidades de projetos conjuntos está a realização de intercâmbios de acadêmicos, desde a graduação até o pós-doutorado, com atuação por semanas ou meses, cursos com encontros virtuais periódicos e um seminário final de forma presencial, entre inúmeras outras possibilidades de parcerias internacionais.

No site da Fapesc (https://fapesc.sc.gov.br/projeto_internacional/) está disponível uma página na qual constam informações sobre a Missão. O espaço será alimentado ainda com um relatório completo sobre cada uma das visitas e reuniões realizadas, assim como próximos contatos feitos e parcerias viabilizadas por meio das visitas. O espaço será um documento histórico sobre os frutos da Missão Internacional Japão Singapura 2022.

Texto e fotos: Mayara Cardoso/Acafe