Regulamento do estágio prevê atividade formativa

Publicado em: 27 de setembro de 2010 08h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) regulamentou as atividades de estágio há duas semanas. Na portaria 370/GR/UFFS/2010 constam a concepção, os objetivos, os requisitos, as modalidades, dentre outras questões relativas tanto ao estágio remunerado quanto não-remunerado.

Para a instituição, segundo o Regulamento, o estágio é um “tempo-espaço de formação teórico-prática orientada e supervisionada que mobiliza um conjunto de saberes acadêmicos e profissionais para observar, analisar e interpretar práticas institucionais e profissionais e/ou para propor intervenções, cujo desenvolvimento se traduz numa oportunidade de reflexão acadêmica, profissional e social, de iniciação à pesquisa e de redimensionamento dos projetos de formação”.

O diretor de Políticas de Graduação, professor José Oto Konzen, que esteve envolvido no processo de concepção e criação do regulamento desde o início, conta que as equipes começaram o trabalho ainda em março. A trajetória do documento até a regulamentação teve a participação de técnico-administrativos e professores, com amplas discussões em todos os campi.

O regulamento passou por levantamentos da legislação e estudos relativos às diretrizes curriculares, discussões com coordenadores de curso de todos os campi sobre a concepção de estágio, a produção e circulação de um texto de subsídio e novos debates nos campi. Visitas e a análise de documentos relativos ao estágio em outras instituições também serviram para enriquecer o regulamento.

Uma primeira minuta foi produzida pela Divisão de Estágio (DE). Com várias reuniões na pró-reitoria de Graduação e o movimento dos campi (coordenadores acadêmicos e coordenadores de cursos), surgiram sugestões discutidas e incorporadas no documento. Uma nova reunião, em Cerro Largo, definiu a versão do regulamento enviada à reitoria. Com as sugestões da reitoria, o documento seguiu para o jurídico da instituição, que também propôs algumas alterações.

A finalização do documento, entretanto, não é o fim do processo, segundo Konzen. A segunda etapa será de jornadas de atividades nos campi, qualificando a concepção e a funcionalidade dos estágios. Também serão feitos eventos nos cinco campi, convidando as instituições para a socialização da concepção de estágio da UFFS. Em Chapecó a data já está marcada: será nos dias 20 e 21 de outubro.

O trabalho seguirá com os cadastros das instituições interessadas e dos candidatos. Os setores de Estágio nos campi e a DE confrontarão as necessidades das instituições com os perfis dos candidatos antes do encaminhamento ao estágio.

Para garantir que o estágio seja uma atividade formativa ao estudante, Konzen explica que cada curso terá um coordenador de estágio. Uma de suas funções será orientar os acadêmicos com relação aos estágios.

“Entendemos as atividades formativas de modo a não separar estancamente a teoria e a prática. O estágio deve ser uma atividade teórico-prática, orientada a partir dos componentes curriculares, da área de conhecimento do curso. Mesmo na atividade mais simples é possível a observação, a investigação. Assim, o estudante não vai sem a teoria e não volta sem pensar nas atividades que desenvolveu”, ressalta Konzen. Para ele, essa lógica de estágio está de acordo com a missão da UFFS de contribuir no desenvolvimento regional: “um dignóstico mais qualificado da realidade gera soluções mais qualificadas da realidade”.

A portaria completa pode ser acessada no link Portarias, no Menu Boletim Oficial da UFFS.