PROPEPG realiza seminário de avaliação dos programas de pós-graduação
UFFS recebeu avaliadores externos designados pela Capes

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019 17h02min / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2019 16h02min

Evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação reuniu, nos dias 26 e 27 de fevereiro, coordenadores e secretários dos programas de pós-graduação da UFFS, docentes envolvidos nos programas e consultores externos designados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (Capes).

A abertura do Seminário de Avaliação da Pós-Graduação da UFFS ocorreu no Auditório do Prédio da Biblioteca, na tarde de terça-feira (26), com uma exposição, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, do panorama da pós-graduação no Brasil e uma síntese da produção dos docentes da UFFS durante o quadriênio 2013-2016. Também foi feita a apresentação da Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação de Pós-Graduação, elaborada pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 e aprovada em outubro de 2018.

Ainda na tarde de terça-feira e na manhã de quarta-feira (27), ocorreram as sessões de avaliação com apresentação de dados dos programas de pós-graduação da UFFS. Participaram das sessões como consultores da Capes os docentes Márcia de Souza Hobold (Universidade Federal de Santa Catarina), Carlos Alberto Cioce Sampaio (Universidade Federal do Paraná), Elton Luiz Nardi (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Maria Lucia de Barros Camargo (Universidade Federal de Santa Catarina),  Silvia Maria Favero Arend (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Delia Rodriguez-Amaya (Universidade Estadual de Campinas). O evento foi encerrado com painel de apresentação de proposições e encaminhamentos.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, “o evento teve a finalidade de analisar os relatórios das atividades desenvolvidas pelos programas de pós-graduação da UFFS durante o ano de 2018, chamado de Coleta Capes 2018. Então, durante os dois dias, os consultores analisaram, debateram e apresentaram propostas de pontos e aspectos que necessitam ser aprimorados. Entendemos que é uma atividade muito importante porque é uma avaliação feita por pessoas de fora da Instituição, muito experientes na área da pós-graduação, em condições de contribuir com a UFFS”.

Na opinião ainda de Trevisol, “eventos nesses moldes adquirem bastante importância porque a pós-graduação na UFFS passa por um momento desafiador, já que precisamos que os nossos programas sejam bem avaliados ao término deste quadriênio (2017-2020). A palestra inicial serviu para situar os coordenadores e demais envolvidos sobre as grandes mudanças implementadas pela Capes em relação à avaliação da Pós-Graduação, com ênfase nos fatores que considera relevantes para que os programas tenham, de fato, relevância”.