Projetos da UFFS ligados à Agricultura Familiar são aprovados no CNPq

Publicado em: 16 de dezembro de 2010 09h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 14h03min

Duas propostas da UFFS foram aprovadas no edital MDA/SAF/CNPq – no 58/2010, que trata do apoio a projetos de pesquisa científica e extensão tecnológica no campo da agricultura familiar no Brasil. Em outros dois projetos a UFFS participará, inclusive com alunos bolsistas. O assunto se encaixa em um dos temas mais recorrentes na instituição: o desenvolvimento rural, a agroecologia e a própria agricultura.

No projeto “A Agroecologia na dinâmica do Desenvolvimento Rural do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul: o papel das instituições locais e a integração da Universidade Federal da Fronteira Sul nesse processo”, coordenado pelo professor Benedito Silva Neto, do campus Cerro Largo, a ideia é criar o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Agroecologia na UFFS nos dois campi gaúcho da instituição, além de articular com instituições locais comprometidas com a promoção do desenvolvimento rural  por meio da Agroecologia. A proposta, que se enquadra na Chamada 2, pretende analisar as relações entre as ações de pesquisa e de extensão em Agroecologia desenvolvidas por instituições locais e a dinâmica do desenvolvimento rural nas regiões Norte e Noroeste do RS e estabelecer relações entre a UFFS – campi Cerro Largo e Erechim – e instituições locais, visando a promoção do desenvolvimento rural por meio da Agroecologia.

Participarão das atividades, 10 professores da UFFS e outros 13 profissionais colaboradores de instituições parceiras, além de quatro bolsistas de graduação e um extensionista. Em 30 meses a equipe desenvolverá os estudos.
O orçamento da proposta prevê um financiamento de R$ 99,5 mil, divididos entre bolsas, diárias, material de consumo, bibliográfico e permanente.

O segundo projeto da UFFS aprovado é coordenado pelo professor Paulo Henrique Mayer, de Laranjeiras do Sul. A equipe pretende desenvolver o projeto: “Desafio da construção de uma universidade comprometida para a agroecologia: uma nova proposta”. O projeto, da chamada 2, objetiva estruturar um grupo de pesquisa com vistas a apoiar a consolidação da política institucional agroecológica da UFFS. Serão sete subprojetos, com orçamento total de R$ 99,8 mil, sendo R$ 59,9 mil para bolsas.

UFFS é parceira em projetos de outras instituições

Professores e um técnico-administrativo da UFFS também estão engajados em outros dois projetos aprovados pelo mesmo edital do CNPq. Os proponentes, nos dois casos, são professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No “Desenvolvimento de Sistema de Plantio Direto Agroecológico como Estratégia de Transição Ecológica”, os professores Ines Claudete Burg e Paulo Henrique Mayer também estão envolvidos, além do técnico Juliano Collet. Além dos servidores, um estudante da UFFS terá bolsa para contribuir no projeto. O projeto ainda contará com cinco professores da UFSC e três pesquisadores da Epagri.

Os objetivos principais serão: desenvolver técnicas de manejo agroecológico do solo; e consolidar e ampliar uma rede de pesquisa e extensão multidisciplinar e interinstitucional em agroecologia. Previsto para ser desenvolvido em dois anos, o projeto da Chamada 2 terá financiamento de R$ 100 mil.

Com três alunos recebendo bolsa, o segundo projeto, “Estratégias Integradas e Participativas de Resgate, Caracterização, Avaliação, Produção e Conservação da Diversidade de Variedades Locais De Milho-Comum e Milho-Pipoca (Zea mays L.) Mantidas por Agricultores Familiares do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná”, deve agregar quatro professores da UFFS, cinco da UFSC, além de outras entidades.

O projeto pretende identificar agricultores do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná que conservam variedades locais, crioulas e tradicionais de milho-comum e milho-pipoca, mediante organização de um Registro Comunitário da Diversidade. Também tem como objetivos: elaborar um Plano Integrado e Participativo de Conservação in situ-on farm e ex situ para variedades locais, crioulas e tradicionais de milho-comum e milho-pipoca, conservadas por agricultores do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, visando proteger esses recursos fitogenéticos locais da erosão genética; organizar uma Coleção Ativa de variedades locais, crioulas e tradicionais de milho-comum e milho-pipoca do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, visando à caracterização, avaliação multiplicação, regeneração e intercâmbio institucional; e organizar um Banco Comunitário de Sementes a partir de variedades locais, crioulas e tradicionais de milho-comum e milho-pipoca do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, visando enriquecer a diversidade dessa espécie na região.

Também com previsão de dois anos para ser desenvolvido, o projeto é da Chamada 1 e prevê financiamento de R$ 200 mil.
Para a coordenadora de Agronomia da UFFS Chapecó, a parceria constitui uma oportunidade para a UFFS. “Como temos constituído e cadastrado no CNPq nosso grupo de pesquisa em Agroecologia, é de fundamental importância o espaço de pesquisa que o projeto propicia, além do espaço para extensão. Além disso, a parceria com a UFSC também  é importante, pois ela possui estrutura de laboratórios. Os professores da UFSC ligados aos  projetos têm uma longa história de inserção na região Oeste em pesquisa e extensão.”